Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Reunião de articulação do PMVA é realizada em Lençóis Paulista
23/07/2019 15h16

Reunião de articulação do PMVA é realizada em Lençóis Paulista

Representantes de Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Itapuí, Jaú, Boraceia, Iacanga, Agudos e Borebi estiveram na reunião

Na última quinta-feira, 18 de julho de 2019, ocorreu em Lençóis Paulista mais uma reunião de articulação intermunicipal dentro das propostas da diretiva “Estrutura e Educação Ambiental” do Programa Município Verde Azul. A ação refere-se ao programa “Quando Acaba a Pilha”, que tem participação de 9 municípios, sendo: Lençóis Paulista, Macatuba, Pederneiras, Itapuí, Jaú, Boraceia, Iacanga, Agudos e Borebi.

A reunião foi realizada no Centro Municipal de Formação Profissional (CMFP). Na pauta estavam as propostas para o andamento e engajamento de todos os municípios envolvidos nos próximos passos para a concretização da ação, conforme o objetivo da promoção da educação ambiental, no âmbito formal (público escolar), e também do não formal (comunidades), bem como tramitação para a realização da logística reversa desses resíduos perigosos na região.

Meia tonelada de pilhas e baterias de Lençóis Paulista e dos demais municípios foi destinada no mês de junho para a Suzaquim – Indústria química por meio da GM&C e Green Eletron – Gestora de Logística reversa, conforme termo de convênio e cooperação entre os municípios. Até o final do segundo semestre de 2019 outra demanda deverá ser destinada, evitando assim a contaminação do solo, da água e de todo o ecossistema por metais pesados, que são altamente cancerígeno.

Em Lençóis Paulista foi realizada nova campanha específica nas escolas e creches, além de lojas comerciais e supermercados que possuem pontos de coleta oficiais do programa “Quando Acaba a Pilha”. Quanto aos munícipes, é importante que destinem corretamente e nunca descartem pilhas e baterias usadas e esgotadas no lixo comum.

A reunião da quinta-feira, 18, também foi importante para um rápido “tira-dúvidas” entre os interlocutores presentes sobre as ações das dez diretivas do Programa Município Verde Azul.