Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Formação continuada aproxima crianças com a cultura escrita
22/07/2019 16h09

Formação continuada aproxima crianças com a cultura escrita

Na Rede Municipal de Ensino de Lençóis Paulista, as escolas de Educação Infantil participaram do Programa do Instituto Avisa lá, o Formar em Rede Mais (FER+). Formar em rede capacita os técnicos pedagógicos da Secretaria de Educação, que multiplicam a formação com orientações e fundamentações para os gestores das unidades escolares, havendo o monitoramento das ações pedagógicas.

Os gestores têm o papel de formar e acompanhar seus professores no desenvolvimento de atividades significativas com seus alunos. Nesse trabalho, a valorização do conhecimento da criança, a criatividade singular própria dessa infância e o protagonismo infantil devem estar presentes e ser o eixo estruturador das práticas pedagógicas. Em 2015 e 2016 três escolas da Educação Infantil foram contempladas. Em 2017, 2018 e 2019 houve uma grande conquista, pois todas as unidades da Educação Infantil participaram do programa.

Durante esses anos o programa focou o trabalho com a Aproximação da Cultura Escrita (escrita, leitura e práticas de letramento). Alguns foram os projetos desenvolvidos durante esses anos, como: a Literatura presente em livros de boa qualidade literária e projeto gráfico (adquiridos pela rede), produzindo Indicações Literárias; a Divulgação Científica, como a curiosidade sobre os animais.

No semestre, o trabalho foi com os Contos Tradicionais de Encantamento, conhecidos e os desconhecidos pela maioria dos leitores. As crianças tiveram a oportunidade de acesso para adentrar nesse universo mágico e fascinante dos livros de qualidade, ilustrações com técnicas diversas, cores, estilos; linguagem bela, bem escrita, expressões e palavras rebuscadas.

As crianças são convidadas e incentivadas a ouvir leituras e contação de histórias, realizar leituras; fazer desenho de observação, desenho de imaginação; expressar-se artisticamente; produzir coletivamente e em parceria, textos como: bilhetes aos personagens das histórias, textos de descrição de personagens, textos de curiosidade sobre os animais.

Nesse período de encerramento do semestre algumas escolas realizaram a exposição dos trabalhos dos alunos no projeto - “Galeria dos Personagens dos Contos Tradicionais”, que foi aberta ao público e fez muito sucesso. No início de Agosto, outras escolas de educação infantil realizarão sua exposição, conforme ressalta a secretária de educação Meiri Galassi Montanhero.