Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Em um ano, Cidade 10 atende mais de 2,5 mil chamados
19/07/2019 14h03

Em um ano, Cidade 10 atende mais de 2,5 mil chamados

O Cidade 10 completou um ano de implantação e já é um sucesso entre a população lençoense. Segundo dados da Secretaria de Tecnologia da Informação, foram feitas 2.705 solicitações ao programa nesse período. Esse montante representa uma média de mais de 7 chamadas por dia. O Cidade 10 foi um serviço criado pelo Governo Municipal para facilitar a comunicação entre a população e a Prefeitura para a resolução dos principais problemas da cidade.

“Sei que muitas cidades têm adotado aplicativos para melhorar a comunicação entre a população e a Prefeitura, mas aqui em Lençóis Paulista, ao invés de obrigar o cidadão a instalar mais um aplicativo no seu celular, nós resolvemos usar um aplicativo que todo mundo já usa no dia a dia que é o WhatsApp. Basta que o cidadão envie sua reclamação para o número 3269 7010, que sua demanda terá o encaminhamento em um sistema interno desenvolvido pela Prefeitura para que seu problema seja solucionado em até 10 dias”, declarou o prefeito Anderson Prado. “E podemos ver que facilitar o acesso da população ao serviço deu resultado. Basta ver o grande número de problemas existentes na cidade, que a população nos ajudou a resolver nesse um ano do serviço”, completou.

E para marcar o período de um ano do serviço, o prefeito anunciou a ampliação do Cidade 10, que a partir de agora passa a realizar o agendamento da retirada de eletroeletrônicos e também a denúncia de lâmpadas acesas durante o dia, que provocam prejuízo para a Administração Pública. Com esses dois itens, chega a nove o número de problemas que podem ser resolvidos pelo Cidade 10, como buracos em ruas e avenidas, mato alto, lixo jogado irregularmente, troca de lâmpadas queimadas, vazamentos em áreas públicas, foco de dengue e bueiro entupido.

Para enviar sua reclamação o cidadão precisa cadastrar em seu celular o número do 'Cidade 10', que é o 3269 7010, da mesma forma que precisa fazer para conversar com outra pessoa pelo WhatsApp. Depois, basta entrar no aplicativo de mensagem, procurar o 'Cidade 10' na lista de contatos e mandar sua mensagem. Junto com a mensagem, com uma breve descrição do ocorrido deve ser enviada uma foto do problema, o endereço, ou localização GPS, que o próprio WhatsApp oferece.

Depois de abrir um chamado, a reclamação é cadastrada num sistema interno e a Secretaria de Tecnologia da Informação distribui a demanda para o setor responsável. Assim que envia a mensagem, o cidadão recebe um número do protocolo e uma data para a resolução do problema. Com protocolo em mãos, ele pode acessar o endereço www.lencoispaulista.sp.gov.br/cidade10 e verificar o andamento de sua solicitação.

Esses 2,5 mil chamados resultaram em demandas criadas e atendidas por diversas secretarias e uma autarquia municipal. Para se ter uma ideia, foram 1.084 chamadas atendidas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, 265 pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, 160 pela Secretaria da Saúde, 76 pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e 1.120 pela Secretaria de Tecnologia da Informação.

Os dados de chamados também podem ser organizados por tipo de atendimento. O maior número de atendimentos ocorreu na área de iluminação pública. Nessa área foram realizados 1.120 chamados. Em segundo lugar, no número de demanda vem o item mato alto com 816 problemas resolvidos. Em seguida, vem lixo jogado irregularmente com 333 chamados, buracos em ruas e avenidas com 227, vazamentos de água em área pública com 76 e bueiros entupidos.