Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria do Meio Ambiente apresenta resultados de campanha da Copróleo
18/07/2019 15h36

Secretaria do Meio Ambiente apresenta resultados de campanha da Copróleo

As escolas municipais de ensino fundamental I e II participaram da campanha

Assim como ocorreu com o programa “Quando Acaba a Pilha”, no mês de junho, as escolas municipais de ensino fundamental I e II participaram da campanha da “Copróleo”, com o objetivo de arrecadar óleo de cozinha usado para a destinação adequada, no caso, para a Copróleo, empresa recicladora localizada em São Manuel. A parceria com a Copróleo ocorre desde 2017, quando foram instalados 14 pontos coletores nas escolas municipais. Em troca do óleo usado, o Viveiro de Mudas Municipal “João Romano” recebeu cerca de 1.000 mudas de árvores nativas.

O óleo de cozinha pós consumo deve ser armazenado em garrafa pet, e após o resfriamento entregue em um desses pontos para que de fato seja encaminhado para a reciclagem e reaproveitamento para fabricação de sabão caseiro, fabricação de ração animal e para o biocombustível. O óleo nunca deve ser despejado no ralo da pia, ou na rede de esgotos, uma vez que pode formar camadas de gordura que causam obstrução e entupimento, e pode atrair pragas urbanas como ratos e baratas, além de prejudicar o sistema de tratamento de esgotos do município.

Quando o óleo é descartado no meio ambiente, este pode causar grande impacto na poluição do solo e, principalmente, da água, uma vez que 1 litro de óleo pode poluir até 1 milhão de litros de água. Nos rios cria-se uma camada superficial, que impede a oxigenação e prejudica a vida aquática. Óleo e água não se misturam, então a solução é reciclar.

Com o resultado da campanha “Dia D” para coleta de óleo usado, as escolas que obtiveram maior rendimento foram: 1º EMEF “Esperança de Oliveira” (356 litros); 2º EMEF “Edwaldo Roque Bianchini” (42 litros) e 3º EMEF “Luiz Zillo” com (40 litros). O total arrecadado em todas as escolas foi de 555 litros, lembrando que o programa funciona de forma permanente nas escolas.

Os munícipes também podem entregar óleo de cozinha usado para a coleta seletiva municipal e incrementar a renda dos cooperados da Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista), além de dar outras destinações adequadas como a reutilização para fabricação de sabão caseiro.

Essa é mais uma ação contínua e essencial apresentada ao Programa Município Verde Azul como proatividade da diretiva “Esgoto Tratado”.