Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente apresenta resultados do programa “Quando Acaba a Pilha”
17/07/2019 16h12

Meio Ambiente apresenta resultados do programa “Quando Acaba a Pilha”

Nesta semana ocorreu a retirada das pilhas e baterias das urnas coletoras

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) apresenta os resultados da campanha “Dia D”, que mobilizou as creches e escolas municipais no dia 13 de junho de 2019 para arrecadação de pilhas e baterias dentro das propostas do programa regional “Quando Acaba a Pilha”.

A campanha buscou engajar os alunos na arrecadação de pilhas e baterias usadas para garantir a destinação final adequada, já que são categorizados como resíduo perigoso de alto impacto e contaminante ao meio ambiente pela composição de metais pesados como lítico, cádmio, chumbo, além de ser material cancerígeno.

Objetivando o envolvimento de toda a rede municipal de ensino foi realizada uma reunião com as coordenadoras pedagógicas na Secretaria de Educação, para a condução da campanha em cada creche ou escola, com o educador ambiental Helton Damacena, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Os alunos receberam informativos e participaram de palestras para melhorar o conhecimento sobre o assunto.

Nesta semana ocorreu a retirada das pilhas e baterias das urnas coletoras de cada escola e creche municipal, tendo sido coletados 290kg de resíduos, que terão a destinação adequada a ser realizada por meio da Green Eletron – Gestora de Logística Reversa, e serão enviadas para a Suzaquim – Indústria química.

Todos os cidadãos devem procurar um ponto de coleta de pilhas e baterias em escolas, creches e também em pontos comerciais ou supermercados, e não descartar em lixo comum. Em Lençóis Paulista existem mais de 90 pontos distribuídos.

O Programa “Quando Acaba a Pilha” iniciado em Lençóis Paulista em 2007 tornou-se regional e atualmente abrange nove municípios: Macatuba, Pederneiras, Agudos, Borebi, Lençóis Paulista, Iacanga, Itapuí, Boraceia e Jaú. A ação é apresentada como articulação intermunicipal da diretiva “Estrutura e Educação Ambiental” do Programa Município Verde Azul.