Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista recebe certificado de qualificação no Programa Município Verde Azul
16/07/2019 15h31

O prefeito Anderson Prado esteve no auditório da USP, em Bauru, recebendo o certificado de qualificação

A Prefeitura de Lençóis Paulista teve uma das maiores notas do Estado de São Paulo e recebeu certificado de qualificação no Programa Município Verde Azul (PMVA). Para essa fase, Lençóis Paulista apresentou quase a totalidade das ações propostas pelas dez diretivas, o que garantiu a excelente nota de 89,55 pontos (em uma escala de 0 a 100 pontos). A nota de corte para esta fase era de 40 pontos. Vale ressaltar que essa é a fase de qualificação, portanto não de certificação final, que deve ocorrer somente em dezembro. Mas isso mostra que sobre Meio Ambiente Lençóis Paulista vem cumprindo todos os requisitos previstos no PMVA.

“Esta é uma etapa muito importante, por que mostra o compromisso do Governo Municipal com as questões relacionadas ao Meio Ambiente. Obter uma classificação prévia com uma nota tão alta quanto essa evidencia isso. Para se ter uma ideia, Lençóis Paulista teve a segunda melhor nota entre os municípios classificados. Independentemente do resultado do fim do ano, essa já é uma conquista muito importante para Lençóis Paulista e que merece ser comemorada”, declarou o prefeito Anderson Prado.

Além de Lençóis Paulista, outros 160 municípios de todo o Estado de São Paulo também foram qualificados para a etapa final. O anúncio da qualificação aconteceu na quinta-feira, 11 de julho de 2019, no auditório da USP (Universidade de São Paulo), Bauru. Para a entrega dos certificados estavam presentes o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, o coordenador do Programa Município Verde Azul, José Walter Figueiredo Silva, e o prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta.

De Lençóis Paulista, além do prefeito Anderson Prado estiveram presentes representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o interlocutor suplente Helton Damacena de Souza, o fiscal Marcelo Martins Oliva e Ariane Richelli Gomes Oliver, do setor administrativo.

Programa Município Verde Azul

Lançado em 2007 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município Verde Azul – PMVA – tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos 645 municípios paulistas, com base nas dez diretivas propostas, que são: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos.

O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo, por meio de uma série de ações desenvolvidas a cada ciclo, com envio de arquivos comprobatórios e elaboração de Plano de Gestão Ambiental Municipal.