Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prado decreta luto pela morte do empresário Alberto Trecenti
11/07/2019 18h03

Prado decreta luto pela morte do empresário Alberto Trecenti

Prefeito decreta luto oficial por morte de empresário Alberto Trecenti

O prefeito Anderson Prado decretou nesta quinta-feira, 11, luto oficial de três dias pelo falecimento do empresário e presidente da Rede de Combate ao Câncer, Alberto Trecenti, aos 86 anos. Com isso, todos os órgãos públicos e privados do município que possuem pavilhões, devem manter as bandeiras a meio mastro entre hoje e sábado, dia 13 de julho.

“Receber essa notícia é extremamente triste para todos nós lençoenses. Muito mais que um dos fundadores do renomado Grupo Lwart, Seo Alberto foi um dos maiores filantropos da nossa era. Como empresário foi notável, como ser humano foi extraordinário. Deixa entre nós uma lacuna gigantesca, é uma perda sem precedentes para a comunidade. Porém, como disse um sábio, deixa a vida para entrar na história. Seu legado permanecerá perene na vida de cada pessoa que sua bondade e seu amor acalentaram nos momentos mais difíceis nas áreas da saúde e da assistência social. Homem que fez o bem sem olhar a quem. Registro o sentimento em nome de Lençóis Paulista e também externo meu pesar aos amigos e aos seus familiares, principalmente, para sua querida esposa Dona Elza. Conhecê-lo, com proximidade, foi um dos maiores privilégios que recebi enquanto prefeito desta cidade. Que Deus proteja, conforte e abençoe", declarou o prefeito Anderson Prado.

Filho de Carlos Trecenti (pecuarista e comerciante) e Maria Guedes, Alberto Trecenti nasceu em Lençóis Paulista/SP em 7 de dezembro de 1932, é o quinto filho dos seis filhos do casal, sendo duas irmãs: Emília e Adélia e três irmãos: Luiz, Wilson e Renato.

Neto de imigrantes italianos, sempre teve os ensinamentos da avó chamada de “Nona” (italiano) como referência para sua vida: trabalho, honestidade e economia para o futuro.

Concluiu seus primeiros estudos – curso primário – no Grupo Escolar Esperança de Oliveira.

Jovem, começou a trabalhar ajudando o pai, dono de uma pequena venda e único açougue da cidade, criava gado em um pequeno sítio. Entregava leite, levava o gado e ajudava no matadouro municipal de Lençóis Paulista. Logo foi aprender o ofício da mecânica (soldador, torneiro e serralheiro).

Em 1948, Alberto e seu irmão Luiz transferiram-se para Palmital onde trabalharam por três anos numa oficina mecânica e serralheria.

A união dos quatro irmãos e seu retorno a Lençóis Paulista se deu em 1951, após um convite para prestação de serviço nas usinas açucareiras da região. A decisão: “sozinhos seremos fracos e juntos seremos fortes”.

Fundaram então a Trecenti Indústria e Comércio” onde além de prestar serviço e fabricar peças para usinas de açúcar e álcool, faziam estruturas metálicas, brinquedos para parques de diversão, parafusos, implementos para reflorestamento, laminação de ferro e aço etc.

Casou-se em 1956 com Elza Marques de Lima. Conheceu sua esposa em Palmital ainda adolescente, pela qual se apaixonou e tiveram dois filhos: Carlos Alberto e Ivana.

Seus esportes favoritos na juventude foram boxe e natação, já a pescaria era seu hobbie preferido até hoje, que aprendeu com seu pai às margens dos rios Lençóis e Claro. É onde ele “refazia suas energias e higiene mental” e encontrava-se com os amigos.

No ano de 1958 perdeu seu pai aos 58 anos. E em 1962 fundaram uma loja de ferragens a qual puseram o nome em homenagem ao pai: Ferragens São Carlos”.

Em 1965 teve mais um golpe com o falecimento de seu irmão mais velho Luiz. Os irmãos então trouxeram o sobrinho Luiz Carlos, na época com 16 anos, para trabalhar no lugar do pai.

Os irmãos fundaram em 1975 a Lwart Lubrificantes, fábrica para recuperar óleo lubrificante usado. Alberto era o Diretor Industrial, Renato era Dir. Administrativo, Wilson o Dir. Financeiro e o sobrinho Luiz Carlos era o Dir. Comercial.

No ano de 1976, Alberto viveu em Salvador/BA onde foi montar uma indústria de óleo lubrificante que foi vendida.

Voltando a Lençóis, sempre trabalhando na empresa, em 1982 perdeu seu irmão Wilson aos 54 anos. Mas com muita garra e força continuaram ampliando as empresas e em 1985 começaram a construção de mais uma indústria em Lençóis Paulista, dessa vez a de celulose, pois na região havia muitas florestas de pinus, em 1986 a Lwarcel Celulose começou a operar e em 2018 foi vendida para uma multinacional.

Seus filhos casaram-se na década de 80 e lhe deram cinco netos e hoje já tem dez bisnetos.

Já em 1998 foi fundada a Lwart Química, empresa de produtos de impermeabilização para construções a qual foi vendida em 2014.

Hoje o Grupo Lwart emprega mais de 800 pessoas direta e indiretamente.

Alberto se afastou das operações das empresas e passou a fazer parte dos Conselhos de Administração e Sócios até 2018.

Foi Conselheiro no Hospital Nossa Senhora da Piedade, diretor da Rede do Câncer de Lençóis Paulista e também prestou assistência à Rede Capes de recuperação de dependentes químicos.

Como sempre gostou de pecuária, comprou fazendas no Mato Grosso do Sul onde criava gado de corte.

É patrono da Escola do Sesi com muito orgulho, a qual junto com seu sobrinho Luiz Carlos e autoridades a trouxeram para Lençóis Paulista, onde foi inaugurada em 2013.

Exemplo de força, bondade, dedicação, amor à família e muito trabalho, construiu um legado para o futuro.