Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Unidades de Saúde abrem no sábado para atualizar vacina da febre amarela
26/06/2019 13h56

Unidades de Saúde abrem no sábado para atualizar vacina da febre amarela

A Secretaria de Saúde dará plantão em três unidades no sábado, dia 29 de junho, para que os lençoenses possam atualizar a vacinação contra a febre amarela.

O atendimento neste sábado será das 8h às 14h, no ambulatório de Especialidades Dr. Antonio Tedesco, na Avenida Brasil, 686; ESF João Paccola Primo, Rua dos Lavradores, 34, Núcleo Luiz Zillo; e UBS Dr. Antonio Leão Tossi, Rua Dias Gomes, 37, Cecap. De acordo com o Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica, em 2019 no Estado de São Paulo foram confirmados 66 casos de febre amarela com 12 óbitos.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. A febre amarela urbana é transmitida pelo Aedes aegypti, mosquito que também transmite a dengue.

A prevenção contra a doença se dá pela imunização, medida mais importante e eficaz, com índices de imunidade entre 90 e 100% aos vacinados. A vacina, independentemente do ano aplicado, consiste em dose única para crianças maiores de 9 meses e pessoas com até 60 anos e que ainda não tomaram.

Contraindicação

Como a maioria dos medicamentos, a vacina contra a febre amarela possui restrições. Ela é contraindicada a crianças menores de 9 meses, gestantes, mulheres amamentando crianças menores de 6 meses, pessoas com câncer e em uso de quimioterapia e/ou radioterapia, transplantados de órgãos sólidos e/ou medula óssea, uso de corticóide com dose imunossupressora, portador de HIV e qualquer doença imunossupressora, medicamentos imunossupressores, Miastenia Gravis, doenças do Timo, Lúpus, doença de Addison, artrite reumatóide, alergia grave ao ovo e derivados da galinha, e a idosos maiores de 60 anos.

A Secretaria de Saúde informa que, independentemente da atualização oferecida para este sábado, com horários especiais, a vacina contra febre amarela está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde em horário de atendimento de rotina.