Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Comdema propõe parceria para recuperação de nascentes
25/06/2019 15h42

Comdema propõe parceria para recuperação de nascentes

O palestrante foi o biólogo Guilherme Marson Moya, representante do Instituto Pro Terra, de Jaú

Nesta terça-feira, 25, ocorreu a 129a reunião ordinária do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). Na oportunidade, conforme pauta da reunião, foram estabelecidas algumas ações e iniciativas que os próprios membros conselheiros se propõem a participar. É o caso do envolvimento de moradores em audiências públicas ou realização de Fórum Municipal do Meio Ambiente, especialmente com a temática da arborização urbana com gestão participativa em áreas prioritárias.

Ainda de acordo com a pauta, outra ação proposta envolve a organização de um mutirão de lixo eletrônico ou criação de um projeto experimental de Eco barreiras no Rio Lençóis ou Córrego da Prata, em Lençóis Paulista, provavelmente para agosto, mês em que se celebra, no dia 14, o Dia de Combate à Poluição, além da continuidade da ação de proatividade do Programa Município Verde Azul - “Comdema vai às Escolas”, com intuito de promover a educação ambiental e estimular a equipe gestora e alunos por meio do grêmio estudantil das escolas estaduais, ao desenvolvimento de educação ambiental.

Os Conselheiros presentes ainda tomaram ciência do texto da Resolução no 2/2019, do Comdema, que disciplina o funcionamento do programa “Nascer Sustentável”, em Lençóis Paulista.

Como assunto especial da ordem do dia, o biólogo Guilherme Marson Moya, representante do Instituto Pro Terra, de Jaú, apresentou uma palestra sobre o “Programa Nascentes”, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com objetivo de desenvolver ações para recuperação e proteção de nascentes do Rio Lençóis, pertencente a Bacia Hidrográfica Tietê Jacaré. Esse trabalho deverá envolver principalmente os proprietários de terra, com o objetivo de promover a restauração de matas ciliares e proteção das nascentes. No entanto, será importante o apoio e parceria da Casa da Agricultura da CDRS (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável), Sindicato Rural, cursos do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, associações e empresas agrícolas, junto aos proprietários rurais, trabalho este que deve ser contínuo. A medida também atende critério fundamental da diretiva “Gestão das Águas”, do Programa Município Verde Azul, para recuperação ambiental de nascentes.