Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prevenção às queimadas urbanas é tema de ação educativa
18/06/2019 14h23

Prevenção às queimadas urbanas é tema de ação educativa

O educador ambiental Helton Damaceno falou aos presentes no Centro de Convivência da Melhor Idade

Com o período de estiagem, o período mais seco do ano, que engloba principalmente os meses de junho, julho e agosto, o tema da educação ambiental proposta pela diretiva “Qualidade do Ar”, do Programa Município Verde Azul, enfatiza sobre os perigos e consequências da prática de Queimada Urbana em Lençóis Paulista.

A prática é criminosa e de acordo com a Lei Municipal nº 2911/2001 e Decreto n°314/2014 – Artigo 8 – I: Realizar queimada urbana, ateando fogo em terreno, madeira, entulho, móveis velhos, resto de podas de jardins e/ou árvores, resto de lixo ou em qualquer outro material, implicará na aplicação das penalidades.

Neste sentido, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) tem promovido diversas ações em escolas, CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), Centro de Convivência da Melhor Idade “Ricardo Izar” e unidades de saúde do município, tendo por objetivo abranger o público-alvo da ação em diversas comunidades de Lençóis Paulista.

No Dia Mundial do meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, alunos da EMEF “Esperança de Oliveira” participaram de ação em que o tema foi trabalhado, bem como puderam abordar munícipes sobre o problema das Queimadas Urbanas no entorno da escola, com distribuição de mudas e informativos de prevenção às queimadas urbanas. A comunidade e agentes comunitários de saúde da UBS “Winter Malatrasi”, bairro Júlio Ferrari, bem como o público do Centro de Convivência da Melhor Idade participaram de palestra específica sobre as queimadas urbanas com educador ambiental da SAMA, Helton Damacena. No CRAS do Centro também está prevista a realização de palestra. As ações são realizadas de maneira contínua, principalmente no período da estiagem.

As queimadas urbanas são aquelas provocadas dentro do perímetro urbano e colocam em risco a qualidade ambiental pela poluição do ar, além de causar risco de incêndios, acidentes, sujeira nas casas e nas roupas, e prejudicar a saúde pública com problemas respiratórios e alérgicos, principalmente dos mais suscetíveis como crianças, idosos e enfermos. Algumas medidas de prevenção são importantes, como manter os terrenos limpos sem uso de fogo para essa finalidade; descartar adequadamente bitucas de cigarros de modo a prevenir incêndios e queimadas, não soltar balões, não realizar queima de lixo ou outros resíduos em quintais, enfim, “Queimada Urbana é Crime! Apague esta Ideia”.