Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Campanhas “quando acaba a pilha” e “copróleo” mobilizam escolas
14/06/2019 16h44

Campanhas “quando acaba a pilha” e “copróleo” mobilizam escolas

Helton Damacena profere palestra aos alunos da escola Eliza Pereira de Barros

O dia 13 de junho de 2019 foi marcado por uma ação de mobilização para coleta de pilhas e baterias usadas e esgotadas para o Programa Regional “Quando Acaba a Pilha”, e óleo de cozinha usado para o programa “Copróleo”. A campanha para coleta de pilhas e baterias envolve todas as creches, escolas de ensino infantil e fundamental I e II. Já a campanha da “Copróleo” envolve diretamente as 14 escolas da rede municipal de ensino fundamental I e II.

A proposta da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente sobre a campanha de mobilização foi sugerida em reunião ocorrida do dia 30 de maio de 2019, na Secretaria de Educação, com as coordenadoras pedagógicas das escolas e creches. Todas as unidades possuem urnas coletoras de pilhas e baterias do programa “Quando Acaba a Pilha”, bem como as 14 possuem recipientes da Copróleo para destinação de óleo de cozinha usado.

Na EMEF “Eliza Pereira de Barros” foi realizado um ciclo de palestras pelo educador ambiental da SAMA, Helton Damacena, com os alunos, e orientação nas salas de aula sobre a importância da destinação correta de resíduos. A EMEF “Esperança de Oliveira” também mobilizou as crianças por meio de uma gincana interna para arrecadação de pilhas e baterias, e também de óleo de cozinha usado. Cada escola trabalhou a campanha por meio de outras metodologias.

As pilhas e baterias não podem ser descartadas no lixo comum, uma vez que podem contaminar o solo, a água, flora e fauna que compõem o ecossistema, bem como podem prejudicar a saúde humana por possuírem componentes e metais pesados, como cádmio, lítio e chumbo, que não se decompõem com facilidade na natureza.

Já o óleo de cozinha usado não deve ser despejado no ralo da pia, pois trata-se de um resíduo altamente poluidor, principalmente sobre a água, e também pode causar transtornos como obstruções de canos, atrair pragas urbanas como ratos e baratas, além de prejudicar sistema de tratamento de esgoto municipal.

Vale lembrar que o programa “Quando Acaba a Pilha” iniciado em Lençóis Paulista, atualmente abrange outros 8 municípios: Macatuba, Pederneiras, Jaú, Itapuí, Boraceia, Iacanga, Agudos e Borebi, por meio de articulação intermunicipal do Programa Município Verde Azul. Já a Copróleo atua em 47 municípios da região para a coleta de óleo comestível usado e reúso, adequado para fabricação do sabão, biocombustível e ração animal. As campanhas e pontos de coleta nas escolas são permanentes para que os alunos participem de forma efetiva. A comunidade também deve destinar óleo, pilhas e baterias de maneira correta nas escolas ou em cerca de 90 pontos comerciais para que sejam reduzidos os impactos causados no meio ambiente.