Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Palestra no Centro Cultural reúne dezenas de pacientes ostomizados
13/06/2019 15h36

Palestra no Centro Cultural reúne dezenas de pacientes ostomizados

Dezenas de pacientes ostomizados se reuniram no 1º Encontro realizado no Espaço Cultural de Lençóis Paulista, com o tema “Eu posso”. O evento promovido pela Secretaria de Saúde foi realizado na quarta-feira, 12, e teve como objetivo promover a saúde e o bem-estar dos ostomizados, motivando-os a aceitarem a mudança de vida, sem ter que mudar seus hábitos sociais ou de rotina.

A ostomia é uma intervenção cirúrgica feita em pacientes com câncer do intestino, colo ou reto; além de portadores de anomalias congênitas, vítimas de acidentes de trânsito, entre outros. A cirurgia cria uma comunicação entre o órgão interno e o exterior. A nova abertura que se cria com o exterior se chamae ostoma, e o portador do ostoma é chamado de ostomizado.

O encontro foi acompanhado pelas enfermeiras Josiane Maria de Souza, que conduziu o evento e representou o secretário de Saúde Ricardo Conti, Carla Cristina Lorenço Baptistella Andriotti e Sheila Paccola Ciccone Caversan. Os palestrantes foram Vanessa Biaggio, ex-membro da diretoria da Associação de doenças inflamatórias intestinais de São Paulo, e Adson Soares, assessor técnico da empresa Convatec.

Técnico no assunto, Adson discorreu, sobre a nova vida após a ostomia, mas o momento marcante, e que emocionou a maioria dos presentes foi o testemunho dado por Vanessa Biaggio, uma jovem, com pouco mais dos trinta anos de idade e recém-casada, que vive a experiência do uso do ostoma, necessário após cirurgia para corrigir problemas no intestino. Vanessa falou sobre a expectativa pessoal vivida quanto à reversão do ostoma, que deve ocorrer nos próximos meses, mas, sobretudo, incentivou os ostomizados a viverem uma vida normal, sem qualquer constrangimento pelo uso do ostoma. Ao final do I Encontro de ostomizados lençoenses, a Secretaria de Saúde proporcionou um momento de confraternização.