Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / I Encontro com pacientes ostomizados do município com o tema “Eu posso” no Espaço Cultural
11/06/2019 14h57

A Secretaria de Saúde promoverá o “1º Encontro de Pacientes Ostomizados” do município, que são atendidos pelo Programa Estadual. O Encontro será no dia 12 de Junho de 2019, com início às 9h, no Espaço Cultural “Cidade do Livro”, com o tema central “Eu posso”.

A finalidade do encontro é a promoção de saúde e bem-estar dos ostomizados, motivando os pacientes a aceitarem, de forma gradativa, essa mudança em sua vida e, principalmente, manterem seus hábitos sociais e toda a rotina, tal como faziam anteriormente à cirurgia, com os devidos cuidados.

A ostomia é uma intervenção cirúrgica feita em pacientes com câncer do intestino, colo ou reto; além de portadores de anomalias congênitas, vítimas de acidentes de trânsito, entre outros. A cirurgia cria uma comunicação entre o órgão interno e o exterior. A nova abertura que se cria com o exterior chama-se ostoma, e o portador do ostoma é chamado de ostomizado.

A ostomia pode ser temporária ou permanente. O avanço das técnicas cirúrgicas e o diagnóstico precoce do câncer têm reduzido o número de ostomias definitivas, levando o paciente a utilizar as bolsas temporariamente.