Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente amplia Pomar Comunitário do Jardim Maria Luíza IV
11/06/2019 14h41

Meio Ambiente amplia Pomar Comunitário do Jardim Maria Luíza IV

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) realizou na manhã de terça-feira, 11, a ampliação do “Pomar Comunitário” localizado na Rua Degleir Alberto Tangerino, do Jardim Maria Luíza IV, ao lado da Creche “Cleide Therezinha Biral Capelari”. O local recebeu a implantação do pomar em 2018 e desta vez a área foi preparada para ampliação com plantio de mais 18 novas mudas com participação de aproximadamente 60 alunos de 6º e 8º anos da escola SESI “Alberto Trecenti”.

Na ocasião foram plantadas árvores frutíferas e algumas nativas das seguintes variedades e espécies: Abiu, Amora, Araçá, Atemóia, Carambola, Côco, Ingá, Jabuticaba, Jaca, Manga, Pitanga, Romã e Seriguela. A coordenação da SAMA, por meio da equipe de plantio, preparou os berços das mudas, bem como acompanhou e orientou os alunos durante o plantio.

Os estudantes também entregaram informativos sobre o programa “Pomar Comunitário” a alguns moradores no entorno da área do pomar, tendo em vista a gestão participativa da comunidade. Até o momento, o governo Anderson Prado já implantou 19 pomares comunitários em diversos bairros de Lençóis Paulista, transformando assim áreas verdes e públicas ociosas em áreas de pomares que beneficiarão a coletividade. Os moradores dos bairros também podem colaborar para o desenvolvimento das árvores dos pomares. A equipe de limpeza pública da SAMA realiza periodicamente a manutenção e limpeza de todos os pomares já implantados.

O programa “Pomar Comunitário” também está relacionado à gestão participativa, de acordo com a educação ambiental proposta pela diretiva arborização urbana do Programa Município Verde Azul, uma vez que permite o envolvimento e tomada de decisão sobre questões de arborização nos bairros do município. Os primeiros pomares implantados em 2017 já apresentam seus primeiros frutos.