Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Parque de creche é reformado por mutirão de pais e amigos voluntários
07/06/2019 16h58

Parque de creche é reformado por mutirão de pais e amigos voluntários

As crianças da Creche Morfina Grandi Paccola já brincam no novo Parque Sensorial

Com a presença do prefeito Anderson Prado, dos secretários Meire Aparecida Galassi Montanheiro (Educação) e Claudemir Rocha Mio, Tupã (Agricultura e Meio Ambiente) foi inaugurado na tarde desta sexta-feira, 7, o Parque Sensorial da Creche Morfina Grandi Paccola, reformulado com ajuda dos professores, pais, empresários e suporte da Prefeitura Municipal.

Na cerimônia de entrega do Parque Sensorial falaram Fábia Cristina Pelá e Felipe Rodolfo Brito, representando os pais; Lívia Afonso, representando os idealizadores do projeto; a diretora da creche, Maria José Boaventura Giovanetti; a Secretária de Educação e o prefeito.

Prado, entre outras coisas, afirmou que “creches, escolas, enfim, onde tem criança está o futuro da cidade”. O prefeito teceu elogios aos servidores da creche: “saibam que eu estou muito feliz e orgulhoso de vocês. Vocês representam de verdade a mãe de Lençóis Paulista, que é a Prefeitura Municipal. Vocês são meu orgulho”.

A secretária Meire Montanheiro também agradeceu a todos os envolvidos na reformulação do parque, que se tornou sensorial: “É muito gratificante estar aqui hoje para ver o resultado desse projeto. Mas nada teríamos conseguido se não fossem os pais também abraçarem a causa em apoio à Prefeitura Municipal”. A direção e professores da creche foram elogiadas pela secretária.

Projeto Sensorial

A necessidade de adequar o parque de brinquedos para as crianças que frequentam a creche Morfina Grandi Paccola, Vila Ubirama, fez com que um projeto fosse elaborado por professora e assistentes, e abraçado por pais, professores, servidores, amigos e colaboradores, que deixaram o parquinho “um brinco”.

Tudo começou com a professora Lívia Pinheiro Pereira Afonso e suas assistentes Andréia Guiari Franco e Rosimeire Henrique dos Santos, que trabalham com crianças do B 2 (de um e dois anos), com total apoio da diretora Maria José Boaventura Giovanetti e sua coordenadora Rosemary Oliveira Capelari.

Com projeto pronto, foi buscado apoio junto aos pais das crianças, que logo receberam a colaboração de amigos, da professora de arte no crochê Cássia Rando, e a parceria das secretarias de Educação e do Meio Ambiente. Essa união fez com que o tempo de reforma do parquinho da creche fosse abreviado e que as crianças pudessem ter um local bonito e agradável para correr e se divertir.

Inicialmente a professora Lívia e suas assistentes realizaram um levantamento daquilo que poderia ser consertado e daquilo que poderia ser criado. Então, um trabalho de terraplenagem foi feito no local e em seguida a Secretaria de Agricultura Meio Ambiente (SAMA) entrou com o plantio da grama. A partir de então foram realizados outros trabalhos, como a construção de um pergolado de madeira logo na entrada do parque, um quiosque, tanque de areia, caminho sensorial (para caminhada dos pequenos), canto sonoro (com vários instrumentos para as crianças fazerem barulho) e o plantio de árvores frutíferas, feita também pela SAMA. Pneus usados foram utilizados para a confecção de canteiros de flores e de plantas aromáticas (arruda, orégano, hortelã, manjericão e alecrim).

O trabalho, que também foi acompanhado pelo Miguel José, da Secretaria de Educação, e pelas equipes da creche Morfina Paccola e da EMEI Áurea Damasceno Bernardes, ganhou cores quando a professora Cássia Rando foi solicitada para algumas orientações. E para evitar que as árvores do local fossem pintadas, a professora de artes aconselhou a implantação de faixas de crochê, com cores combinadas para dar um ar alegre, o que foi feito.

Todo material (barbante) para a confecção das peças foi doado pelos pais das crianças, e a confecção e instalação nas árvores ficou a cargo das mães, amigas e servidoras, que se dispuseram de forma voluntária a ajudar colorir a creche.