Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos e comunidade visitam Estação de Tratamento de Esgotos
06/06/2019 15h59

Alunos e comunidade visitam Estação de Tratamento de Esgotos

O primeiro grupo de alunos a visitar a ETE foi do 6º ano A da EMEF “Guiomar Fortunata Coneglian Borcat” no dia 31 de maio

Tendo em vista a promoção da educação ambiental para “tornar pública a existência e funcionamento da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Lençóis Paulista”, neste mês de junho a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) promovem a visitação ao Centro de Educação Ambiental da Estação Elevatória de Esgotos (EEE) a alunos dos 6os anos da rede municipal de ensino, para aplicação da educação ambiental no âmbito formal. Outros grupos comunitários, principalmente de servidores públicos com serviços ligados ao saneamento básico, como agentes comunitários de saúde e servidores de limpeza pública, também farão parte da educação ambiental no âmbito não formal, uma vez que podem multiplicar as informações para as comunidades onde atuam.

O primeiro grupo de alunos a visitar foi do 6º ano A da EMEF “Guiomar Fortunata Coneglian Borcat” no dia 31 de maio. Nesta primeira semana de junho, alunos do curso de química da ETEC “Cidade do Livro”, também participam de visita técnica na ETE. O público é acompanhado pela bióloga do SAAE, Milena Guirado Coneglian, e pelo educador ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Helton Damacena de Souza, que trabalham o programa municipal de educação ambiental “Água para a Vida Toda” e conceitos do Programa Município Verde Azul – diretiva “Esgoto Tratado”.

Até o final do ciclo 2019 todos os alunos dos 6os anos da rede municipal participam das visitas, além de grupos comunitários, sendo de fundamental importância a ampliação do conhecimento sobre estrutura e importância do tratamento de esgotos gerados no município e noções gerais de saneamento básico, como tratamento de água e esgotos, drenagem de águas pluviais, gestão de resíduos sólidos e outros serviços ligados ao tema.