Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura lança programa "Nascer Sustentável"
06/06/2019 11h12

Prefeitura lança programa "Nascer Sustentável"

Fábio, pai de Raul, foi um dos primeiros pais a receber a árvore que será plantada pelo projeto Nascer Sustentável

A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com o Hospital Nossa Senhora da Piedade e Maternidade “Angelina Zillo” lançou na tarde de quarta-feira, 5, o programa “Nascer Sustentável”, em um evento realizado na própria maternidade, marcando o Dia Internacional do Meio Ambiente. O objetivo do programa é plantar uma árvore na cidade para homenagear o nascimento de cada criança em Lençóis Paulista. O plantio será feito pela própria secretaria e basta que os pais indiquem o local.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito Anderson Prado, a vice-prefeita Cintia Duarte, o provedor do Hospital João José Dutra, os secretários Claudemir Rocha Mio (Agricultura e Meio Ambiente), André Paccola Sasso (Desenvolvimento Econômico), Meiri Aparecida Galassi Montanhero (Educação), Railson Rodrigues (Administração), Ricardo Conti Barbeiro (Saúde), além da diretora do Centro Municipal Priscila Orsi Moretto Boarato e do interlocutor do programa Município Verde Azul, Helton Damacena. Os funcionários do Hospital Nossa Senhora da Piedade e os pais de alguns bebês que estavam na maternidade também participaram da cerimônia.

O programa “Nascer Sustentável” tem como objetivo prestar uma homenagem às crianças recém-nascidas na maternidade do Hospital Nossa Senhora da Piedade com o plantio de uma árvore que irá compor a arborização urbana da nossa cidade. É a partir do momento de alta da criança e da mãe que os pais receberão um panfleto explicativo do programa, com uma ficha destacável com informações da criança, que deverá ser entregue na recepção da maternidade para participar. Feito isso, dentro de alguns dias a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente entrará em contato para saber a melhor localidade que a família deseja realizar o plantio. Após ter o local escolhido, os próprios servidores do Meio Ambiente plantarão a árvore.

Além de crescer e se desenvolver junto com a criança, a árvore plantada irá compôr o cenário da paisagem urbana, interferindo positivamente na qualidade de vida da população, trazendo benefícios para a oxigenação do ar, combate à poluição, sombreamento, climatização e valorização da biodiversidade da flora e da fauna. São por esses fatores que a arborização urbana tem sido avaliada como questão de saúde pública, pois está ligada diretamente aos seres humanos e à vida nas cidades. A ação ainda está ligada à educação ambiental proposta pela diretiva arborização urbana do Programa Município Verde Azul, uma vez que envolve a gestão participativa por meio da tomada de decisão dos pais das crianças em plantar árvores para compor a arborização urbana do município.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, Tupã, destacou a importância do programa para a cidade como um todo e a logística para a realização do plantio. “Pretendemos, além de homenagear os recém-nascidos, que os pais ajudem no cuidado com a árvore, contribuirá na melhoria da arborização urbana, esse é o nosso foco. Para isso, vamos semanalmente retirar no Hospital as fichas daqueles que pretendem participar, entrar em contato e ir até o local escolhido pela família com a equipe própria da secretaria, cortar a calçada, realizar o plantio e entregar tudo pronto. Com isso no decorrer dos anos teremos uma cidade mais arborizada, com temperatura melhor e uma cidade mais bonita”, declarou Tupã.

O prefeito Anderson Prado aproveitou a data em que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente para reforçar o engajamento de sua gestão nas questões ambientais e de sustentabilidade, e da relevância do programa “Nascer Sustentável”. “Ainda em 2016, quando fizemos uma proposta para gerir Lençóis Paulista, nós consideramos em nosso plano de governo a aproximação de pessoas com o meio ambiente. E acredito que essa ação (Nascer Sustentável) é uma entre muito daquilo que estamos propondo a fazer. Pois a árvore será um referencial para a criança, que vai poder vê-la crescendo e que os pais irão dizer ao seu filho que a árvore faz aniversário junto com ele. Por isso, acredito que ao entregar uma árvore plantada na frente de uma casa para uma criança que acabou de nascer, estamos entregando sem dúvida nenhuma uma, um significado de vida”, finalizou o prefeito Prado.

O provedor do Hospital Nossa Senhora da Piedade, João José Dutra, aproveitou o momento para fazer um agradecimento especial ao prefeito Prado e ao secretário Tupã, além dos envolvidos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente no programa “Nascer Sustentável”, pela parceria e apoio com o Hospital e Maternidade “Angelina Zillo”. “Nós abraçamos realmente essa ideia porque achamos que ela é bastante interessante não somente para o Hospital e para a Maternidade, mas para a toda a sociedade lençoense e ao meio ambiente”, disse.