Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Unidades de Saúde têm horário especial para exames de Papanicolau
05/06/2019 14h43

Unidades de Saúde têm horário especial para exames de Papanicolau

O atendimento será feito todas as quartas-feiras, das 16h às 20h, nas Unidades Básicas de Saúde e PSF da cidade

Com objetivo de atender o maior número possível da população de 32 mil mulheres com idade entre 24 e 64 anos no município, a Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista estreou nesta quarta-feira, 5 de junho, o horário exclusivo para realização de exames Papanicolau nas Unidades de Saúde e ESF. O atendimento será feito todas as quartas-feiras, das 16h às 20h.

O secretário Ricardo Conti disse que estudos dentro da própria Secretaria mostraram a necessidade de um horário especial para os exames, e que a saída encontrada foi disponibilizar nas unidades, uma sala com 15 exames cada, por quarta-feira, o que deverá ser suficiente para resolver o problema da demanda reprimida. “Se for necessário faremos ajustes no horário”, disse Ricardo Conti.

Para facilitar o atendimento serão distribuídas senhas. O atendimento será por ordem de chegada, com vagas limitadas. Mesmo com horário especial e exclusivo para atendimento às mulheres, os agendamentos seguirão normais durante a rotina de cada unidade.

O exame Papanicolau

O Papanicolau é um exame realizado para detectar células cancerígenas no colo do útero, com o objetivo de prevenir e detectar precocemente o câncer. Ao detectar lesões precursoras, quanto mais precocemente diagnosticado maiores são as chances de um bom prognóstico, reduzindo os óbitos. O público preconizado pelo Ministério da Saúde são mulheres entre 24 e 64 anos, com vida sexual ativa. Com resultados normais, o exame poderá ser realizado uma vez a cada dois anos. Após dois exames sem alterações é indicado um exame a cada três anos.