Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista participa de encontro regional de educação ambiental
04/06/2019 15h39

Lençóis Paulista participa de encontro regional de educação ambiental

José Walter, da Secretaria Estadual, explanou sobre “os desafios da educação ambiental”

No sábado, 1º de junho, Lençóis Paulista por meio de representante da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente esteve em Araraquara no I Encontro Regional de Educação Ambiental. O evento marcou os 50 anos da DAEE (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) de Araraquara.

O encontro foi idealizado inicialmente em uma reunião de articulação intermunicipal entre municípios da bacia Tietê-Jacaré, realizada no Espaço Cultural “Cidade do Livro” em Lençóis Paulista no mês de fevereiro. Uma das propostas dessa reunião foi confirmar o encontro de Araraquara.

Os municípios participantes têm como objetivo conhecer mais profundamente a educação ambiental regional, por meio do compartilhamento de ações desenvolvidas nas mais diversas frentes e temáticas, desde biodiversidade, resíduos sólidos, gestão das águas e saneamento, entre outros, e a divulgação dos trabalhos e atividades dos centros e espaços de educação ambiental.

O evento em Araraquara também contou com a presença e participação do coordenador do Programa Município Verde Azul, José Walter Figueiredo Silva, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, que explanou sobre “os desafios da educação ambiental” sob a ótica das diretivas do Programa Município Verde Azul. Em seguida houve a realização da mesa redonda com exposição de trabalhos dos municípios de Macatuba (espaços de educação ambiental), São Carlos (Parque ecológico), Araraquara (Educação Ambiental e Saúde) e Lençóis Paulista, com a participação do educador ambiental e interlocutor do Programa Município Verde Azul, Helton Damacena de Souza, que apresentou trabalhos de gestão de resíduos sólidos.

A partir de agora, a cada ano um município da região poderá sediar o evento. Em 2020 São Carlos será a sede. Esse evento também contabiliza pontos na diretiva Estrutura e Educação Ambiental do PMVA.