Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente entrega novas urnas de pilhas e baterias
03/06/2019 16h46

Meio Ambiente entrega novas urnas de pilhas e baterias

Em continuidade e incentivo à logística reversa de pilhas, baterias usadas e esgotadas, pelo Programa Municipal de Educação Ambiental “Quando Acaba a Pilha”, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) realizou a entrega e substituição de mais catorze urnas coletoras desse material.

O Programa foi implantado em 2007 e atualmente conta com cerca de 90 pontos de coleta, especialmente em escolas, postos de saúde, supermercados, comércios e instituições voltadas ao atendimento à população. Além dos pontos já existentes, foram entregues urnas coletoras na EMEIF “Amélia Benta Nascimento Oliveira”, na EMEF “Edwaldo Roque Bianchini”, Escola Cooperelp e Cebrac, além de pontos comerciais como Cores Vivas, Eletrocentro, Multi Som, Paulista, Supermercado Top Serv e Supermercado Gigantão.

Em 2019, o Programa “Quando Acaba a Pilha”, que é conhecido regionalmente abrangendo além de Lençóis Paulista os municípios de Macatuba, Pederneiras, Jaú, Itapuí, Boraceia, Iacanga, Agudos e Borebi, onde todos precisam desenvolver ações educativas em escolas e para diversos públicos, além do compromisso de destinar corretamente esse material ao menos uma vez ao ano pela Green Eletron- Gestora de logística reversa, e posteriormente a Suzaquim, indústria recebedora e recicladora desses resíduos, localizada no município de Suzano. Em 2019 está programado para o mês de junho a destinação de 0,5 tonelada de pilhas e baterias.

Vale ressaltar a importância da destinação correta de pilhas e baterias usadas e esgotadas, que nunca devem ser descartadas no lixo comum, pois na composição desses produtos existem metais pesados como cádmio, lítio e chumbo, que não se decompõem com facilidade no meio ambiente e podem causar contaminação ao ecossistema, além se de serem cancerígenas.

Para obter uma urna coletora de pilhas e baterias para seu comércio, basta dirigir-se à sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, onde será entregue com o termo de cuidados básicos. As urnas foram confeccionadas pela marcenaria do Centro Municipal de Formação Profissional (CMFP).

A iniciativa de coleta de pilhas e baterias é apresentada ao Programa Município Verde Azul como ação de articulação intermunicipal dentro dos requisitos e tarefas da diretiva Estrutura e Educação Ambiental.