Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos participam de palestras sobre resíduos sólidos
28/05/2019 16h23

Alunos participam de palestras sobre resíduos sólidos

As crianças visitaram os contêineres instalados em frente a escola e puderam visualizar a utilização do azul e do verde

Alunos das escolas EMEIF “Amélia Benta do Nascimento Oliveira”, Vila Baccili, e da EMEI “Áurea Damasceno Bernardes”, no Jardim Ubirama, participaram de palestras de educação ambiental promovidas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA). Os alunos puderam conhecer melhor todos os temas das diretivas do Programa Município Verde Azul com enfoque na diretiva Resíduos Sólidos e ações que visam a coleta seletiva, compostagem, logística reversa e aplicação dos 3 R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

EMEI “Amélia Benta do Nascimento Oliveira” - Vila Baccili

Na segunda-feira, alunos dos 1º e 2º anos, bem como os alunos dos 4º e 5º anos participaram inicialmente da palestra que demonstrou ações desenvolvidas pela gestão pública do Meio Ambiente no âmbito municipal, e em seguida os alunos do 2º ano da Professora Josi puderam aplicar algumas pesquisas nas residências situadas no entorno da escola, onde buscaram conhecer o perfil do morador, conhecimento e participação nos programas ambientais de Lençóis Paulista

EMEI “Áurea Damasceno Bernardes” - Jardim Ubirama

Da mesma maneira, os alunos da educação infantil conheceram mais as diretivas do PMVA, por meio de fotos e imagens que ilustram os temas trabalhados, e também assistiram vídeos impactantes sobre o problema do lixo plástico no Planeta e importância do trabalho da coleta seletiva e reciclagem em nosso município, que deve começar em casa. Com a implantação do programa “Coleta Certa” na região que abrange o Jardim Ubirama, Humaitá e Parque Antártica, as crianças visitaram os contêineres instalados em frente a escola e puderam visualizar a utilização do contêiner azul para lixo orgânico e do contêiner verde para a coleta seletiva.

Vale ressaltar que a educação ambiental deve começar em casa, mostrando às crianças o exemplo positivo da separação de recicláveis, importância da Cooprelp (Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista) e Adefilp (Associação de Deficientes Físicos de Lençóis Paulista), que atuam oficialmente com a reciclagem em Lençóis Paulista. Todas essas ações atendem ao Programa Municipal de Educação Ambiental, estabelecido pela Lei 4989/2017 e Programa Município Verde Azul.