Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria de Saúde tem programação para facilitar exame de Papanicolau
22/05/2019 14h39

Secretaria de Saúde tem programação para facilitar exame de Papanicolau

Equipe de Saúde reunida com o secretário Ricardo Contia em busca de solução para fila do Papanicolau

Com uma população feminina local na casa dos 32 mil, na faixa de 24 a 64 anos, a Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista está programando horário exclusivo para realização de exames de Papanicolau, objetivando desafogar as Unidades de Saúde que atualmente não conseguem suprir a demanda. Por isso, a partir de junho, as unidades de saúde vão realizar os exames todas as quartas-feiras, das 16h às 20h.

Atualmente, todas as Unidades de Saúde recebem o agendamento em horário comercial, para a coleta do exame uma vez por semana. Esse atendimento, no entanto, tem sido insuficiente devido a procura exceder em muito as vagas disponíveis.

“Por isso, conversando com as enfermeiras e coordenadorias da Saúde, chegamos à conclusão que o melhor seria uma campanha para facilitar o acesso das mulheres lençoenses ao exame. Assim, iniciamos estudos e chegamos à conclusão que deveríamos manter as UBS e ESF abertas todas as quartas-feiras, a partir de junho até setembro, das 16h às 20h exclusivamente para o exame. Ao todo, disponibilizaremos 15 exames por sala, a cada quarta-feira, o que deverá resolver o problema da demanda reprimida. Neste período estaremos atentos à procura para possível ajustes”, disse o Secretário Ricardo Conti Barbeiro.

O Papanicolau é um exame realizado para detectar células cancerígenas no colo do útero, com o objetivo de prevenir e detectar precocemente o câncer. Ao detectar lesões precursoras, quanto mais precocemente diagnosticado maiores são as chances de um bom prognóstico, reduzindo os óbitos. O público preconizado pelo Ministério da Saúde são mulheres entre 24 e 64 anos, com vida sexual ativa. Com resultados normais, o exame poderá ser realizado 1 vez a cada 2 anos. Após dois exames sem alterações é indicado um exame a cada 3 anos.

Para facilitar o atendimento serão distribuídas senhas. O atendimento será por ordem de chegada, com vagas limitadas. Mesmo com horário especial e exclusivo para atendimento às mulheres, os agendamentos seguirão normais durante a rotina de cada unidade.

Programação para o mês de junho:

Dias 5, 12, 19 e 26 – atendimento das 16h às 20h

ESF Nações

ESF Júlio Ferrari

ESF Núcleo Luiz Zillo

ESF Jardim Cruzeiro

ESF Maria Cristina

ESF Monte Azul

ESF Jardim do Caju

UBS Cecap

UBS Jardim Ubirama

Orientações para coleta do exame

Antes de realizar o exame preventivo – Papanicolau é necessário seguir as orientações:

- Não estar menstruada, devendo haver um intervalo de cinco dias antes ou após a menstruação;

- Levar RG, CPF e Cartão SUS. Sem esses documentos não será possível realizar o exame;

- Não realizar exame quando estiver usando cremes vaginais, devendo aguardar 5 (cinco) dias após o uso;

- Evitar relações sexuais 3 dias antes do exame;

- Evitar duchas íntimas 3 dias antes do exame;