Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Concluída a revitalização do canteiro central da Av. Cruzeiro do Sul
20/05/2019 16h05

Concluída a revitalização do canteiro central da Av. Cruzeiro do Sul

O projeto buscou favorecer a arborização urbana, com plantio de 21 árvores da espécie Sibipiruna

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente concluiu o trabalho que envolveu a revitalização paisagística da Av. Cruzeiro do Sul, principal avenida do bairro Jardim Cruzeiro. Inicialmente foram removidas palmeiras secas, plantadas há mais de 20 anos e que necessitavam de substituição, e espécies não indicadas para canteiros de avenidas que foram plantadas ao longo do tempo de maneira desordenada e sem orientação.

A segunda etapa foi o preparo e nivelamento dos canteiros com maquinário e instalação de guias com acessibilidade para pedestres e cadeirantes, bem como pintura das faixas de pedestres de acordo com a mobilidade urbana, serviços esses realizados em parceria com a Secretaria de Obras e Departamento Municipal de Trânsito.

Quanto ao paisagismo, o projeto buscou favorecer a arborização urbana, com plantio de 21 árvores da espécie Sibipiruna, esta apropriada para oferecer benefícios como sombreamento, climatização, oxigenação do ar, beleza natural e biodiversidade, entre outros. Também foi realizado o plantio de ornamentais como strelitzias, agaves e cobertura vegetal dos treze segmentos do canteiro e das duas rotatórias com grama da espécie esmeralda, além de outros elementos, como pedras ornamentais para a composição do novo visual da avenida.