Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Mutirão realiza a castração de 151 animais no domingo
20/05/2019 12h06

Mutirão realiza a castração de 151 animais no domingo

População compareceu com seus animais para mutirão de castração de fêmeas - Imprensa/PMLP

A Coordenadoria de Proteção Animal, setor ligado à Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista, informa que foram realizadas 151 cirurgias de castração de cachorras e gatas no mutirão realizado no último domingo, dia 19 de maio. O objetivo da ação é promover o controle da população animal no município, o que contribui também para reduzir os casos de abandono e maus-tratos.

A coordenadora de Proteção Animal, Milena Montanholi Mileski, diz que o resultado foi muito bom, mas informa que poderia ter sido ainda melhor. “Claro que precisamos comemorar o sucesso desse evento, porque de uma vez conseguimos realizar a cirurgia de 151 animais. Mas não podemos deixar de registrar que 38 animais que estavam agendados não foram levados para realizar a cirurgia. Isso é realmente uma pena, porque esses animais tiraram a vaga de outros que poderiam ter sido atendidos”, diz Milena.

Diante da grande demanda por cirurgias de castração de fêmeas – castração de machos é realizada pelo próprio Centro Veterinário Municipal – a Secretaria de Saúde tomou a iniciativa de contratar um serviço itinerante que foi montado em frente ao Ginásio Municipal Hiller João Capoani, o Toniquinho. Mais de 17 profissionais entre médicos veterinários, farmacêuticos e ajudantes participaram da ação, além de diversos servidores públicos municipais. Um ônibus adaptado contento salas de pré-operatório, centro cirúrgico, pós-operatório e recuperação atendeu os bichinhos.

O secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, aprovou a iniciativa e garantiu um novo mutirão para o segundo semestre deste ano. “Nossa avaliação é de que o mutirão atingiu sua finalidade que era de realizar um volume grande de cirurgias para reduzir essa demanda no município. Claro que existia uma expectativa de realizar mais cirurgias, mas a falta de consciência de alguns proprietários desses animais que não foram levados impediram isso. Mas mesmo assim nossa avaliação é boa e para o próximo mutirão pretendemos melhorar essa questão”, declarou.

A coordenadora ressalta ainda que quem pretende castrar seu animal de estimação deve realizar o seu cadastro. Para saber como cadastrar seu bichinho ou obter outras informações basta ligar no Centro Veterinário, no número 3264 8795.