Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Desafios na construção de políticas, práticas e culturas mais inclusivas é tema de palestra; evento reuniu 300 profissionais da Educação no Teatro Municipal
20/05/2019 09h51

Evento reuniu profissionais da Secretaria da Educação no Teatro Adélia Lorenzetti

Profissionais da Secretaria de Educação participaram na terça-feira, 14, da palestra “O desafio de Lençóis Paulista em construir políticas, práticas e culturas mais inclusivas”, ministrada pela professora doutora Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, vice-diretora da Faculdade de Ciências, UNESP Bauru, e doutora em Educação Especial.

A palestra faz parte de mais uma das ações relacionadas a Educação Especial, viabilizadas pela Secretaria Municipal de Educação, através da manifestação de interesse do Prefeito Prado em celebrar convênio com a UNESP de Bauru. Lençóis se encontra em um momento de reestruturação do serviço de Atendimento Educacional Especializado, de forma a melhor atender esses alunos e oferecer suporte aos professores.

Hoje a Educação Especial conta com aproximadamente 400 alunos em atendimento, seja com laudo de deficiência, de acordo com a lei que ampara o serviço, e também com alunos em processo de fechamento de laudo ou que apresentam uma necessidade educacional significativa.

Atualmente, vinte e duas professoras atuam na Educação Especial, sendo uma específica de Libras, que atuam em Salas Multifuncionais e Serviço Itinerante, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II. “Está sendo proporcionada capacitação para as professoras através do referido convênio, assessoria colaborativa com a professora Vera Capellini para o acompanhamento de alguns casos que necessitam de um trabalho mais específico e singular devido a sua complexidade, bem como a atualização de instrumentos que norteiam o trabalho do AEE (Atendimento Educacional Especializado)”, destacou a secretária de Educação, Meire Montanhero.

A secretária salientou ainda que diretoras e coordenadores também serão capacitadas para que toda equipe escolar saiba da importância desse trabalho. “As Professoras que atuam na rede regular de ensino, Diretoras e Coordenadoras também participarão de palestras e momentos de reflexão durante esse ano. Pretendemos, desta forma, não só garantir o acesso dessas crianças a escola, mas também a sua permanência, primando pela equidade e qualidade nos serviços prestados pela Rede Municipal de Ensino de Lençóis Paulista”.