Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
13/05/2019 16h56

MAC participa da 17ª Semana Nacional de Museus

Alunos da Escola Lina Bosi durante a visita técnica ao MAC nesta segunda-feira

Alunos da Escola Lina Bosi Canova (Jardim Ubirama) participaram nesta segunda-feira, 13, de visita técnica ao Museu Alexandre Chitto. A atividade é uma das ações que o MAC(Museu Alexandre Chitto) está realizando dentro da programação da 17ª Semana Nacional de Museus realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Segundo o instituto, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público 3.222 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e outras atividades.

Neste ano, a Semana Nacional de Museus tem como tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”. O tema foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para comemorar o Dia Internacional do Museu (18 de maio).

Preservando a memória

Idealizado pelo jornalista e historiador Alexandre Chitto, o MAC é um centro histórico e cultural que promove exposições permanentes e temporárias para preservar a memória do município. O Museu Alexandre Chitto possui um acervo diversificado, composto por objetos pessoais, domésticos, mobiliário, arte visual, religiosa, folclore, instrumentos musicais, objetos indígenas, mineralogia, filatelia, numismática (moedas, medalhas, condecorações), implementos agrícolas, maquinaria, armamentos, fotografias, mapas, livros, jornais antigos e fauna, entre outros itens que somam mais de 3,5 mil peças.

O secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha lembrou que o MAC “É um dos patrimônios culturais de Lençóis Paulista. A Semana de Museus é uma oportunidade para que toda a comunidade conheça as peças e o material exposto no museu. Regularmente são realizadas atividades voltadas para alunos e o público em geral, incluindo exposições e apresentações culturais. Temos ainda o Memorial de Alfredo Guedes, ligado ao museu, que também busca preservar a história de uma dos mais tradicionais bairros de nossa cidade”.

Serviço: O Museu Alexandre Chitto (MAC) está localizado na Rua Coronel Joaquim Anselmo Martins, 575, esquina com a Avenida 25 de Janeiro e funciona às segundas, das 13h30 às 17h00; de terça a sexta, 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h00 e aos sábados das 09h00 às 12h00.