Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura inicia neste sábado cadastro de propriedades no programa CEP Rural
10/05/2019 16h55

Prefeitura inicia neste sábado cadastro de propriedades no programa CEP Rural

Proprietários rurais já podem baixar o aplicativo do CEP Rural para fazer o seu cadastro (Imprensa/PMLP)

A Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista inicia amanhã, sábado, dia 11, o cadastramento de sítios, fazendas e chácaras no CEP Rural, programa criado para facilitar o acesso de serviços de urgência e emergência a esses locais. Por meio desse programa será formado um banco de dados com endereços georreferenciados para que serviços como SAMU, Corpo de Bombeiros e Resgate Integrado possam chegar com mais facilidade e rapidez até essas propriedades, usando rotas traçadas pelo Waze, aplicativo popular de navegação.

De acordo com o secretário de Planejamento, Júlio Antonio Gonçalves, três equipes formadas por dois servidores cada, vão percorrer a área rural a partir deste sábado para realizar o cadastramento das propriedades. “Recentemente conseguimos finalizar a aquisição dos equipamentos que serão usados para registrar a localização GPS da porteira dessas propriedades, e agora vamos iniciar a fase de cadastramento in loco”, explicou.

O prefeito Anderson Prado destacou a importância da iniciativa. “Imaginem vocês que ao final do CEP Rural mais de 1.200 propriedades estarão cadastradas no banco de dados e ficarão disponíveis para consultas de órgãos que cuidam de nossa saúde, como SAMU e Resgate Integrado, de órgãos que cuidam de nossa segurança, como Polícia Militar, e, futuramente, nossa Guarda Civil Municipal. Hoje é uma dificuldade enorme atender uma pessoa vítima de infarto na área rural porque as equipes não conseguem chegar. Portanto, senhoras e senhores, esse é um programa que, tenho certeza, vai salvar vidas”, declarou Prado.

Ainda de acordo com o secretário, a Prefeitura definiu um cronograma de trabalho para realizar o cadastramento dessas propriedades. “Nós montamos um plano de trabalho e neste sábado vamos realizar o cadastramento em duas regiões rurais de Lençóis: a Bocaina, que fica indo para o Distrito de Alfredo Guedes, e a outra o Faxinal, localizada entre Lençóis e Borebi. O trabalho vai começar às 7h e terminar por volta das 12h. Como esse será o primeiro trabalho in loco vamos ver se conseguimos terminar essas regiões em apenas um sábado ou se vamos precisar de mais tempo para fazer o trabalho”, declarou.

O secretário de Tecnologia da Informação, Matheus Guilhem Giacometti, explicou que o proprietário rural não precisa esperar a visita do servidor público para cadastrar sua propriedade. A Prefeitura desenvolveu um aplicativo para celular que permite que ele mesmo faça esse cadastro. “Por meio do aplicativo, o proprietário rural pode cadastrar sua propriedade seguindo todas as orientações que constam no próprio aplicativo. Por uma questão de segurança, antes que esses dados sejam disponibilizados aos serviços de urgência, um servidor da prefeitura vai passar na propriedade para validar esses dados e evitar equívocos”, explicou.

O aplicativo está disponível para celulares com sistema operacional Android e pode ser baixado através da PlayStore. Basta entrar na loja de aplicativos, pesquisar por 'CEP Rural' e instalar. Depois, basta clicar no ícone 'Cadastrar Minha Propriedade' e seguir as orientações que vão aparecer na tela. “Vale lembrar que na hora de coletar a informação de GPS o proprietário rural tem que ir até a porteira, porque muitas vezes ela está longe da casa”, completou Giacometti, que explicou que o aplicativo possui também de forma fácil o telefone dos principais serviços de urgência da cidade.

Depois de feito o cadastro e os dados validados pela Prefeitura, o proprietário rural vai receber uma placa e um ímã de geladeira com o “Código” de sua propriedade no sistema. É esse código que deverá ser passado ao SAMU, Bombeiros, Resgate Integrado ou Polícia Militar em caso de necessidade.