Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Educação ambiental sobre resíduos sólidos no SESI
02/05/2019 16h34

Educação ambiental sobre resíduos sólidos no SESI

O interlocutor e educador ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Helton Damacena, apresentou as diretivas do PMVA

Na segunda-feira, 29 de abril, os alunos de 4º e 5º anos da Escola do SESI “Alberto Trecenti” participaram de uma ação educativa com palestra voltada para o tema “Resíduos Sólidos”, tendo em vista o conhecimento da gestão de resíduos em Lençóis Paulista. A oportunidade surgiu por proposta das professoras Viviane e Eliete, que trabalharam o tema em sala de aula. A palestra serviu especificamente para aprofundar o assunto no âmbito do município.

Primeiramente, os alunos acompanharam a apresentação e puderam conhecer melhor a importância da gestão ambiental pública e participativa, e o Programa Município Verde Azul (PMVA) com suas dez diretivas. O interlocutor e educador ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Helton Damacena, apresentou cada uma das diretivas, sendo: Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos, com destaque para as ações desenvolvidas em Lençóis Paulista.

Na segunda parte do programa o foco foi sobre a diretiva “Resíduos Sólidos”, e o Plano Municipal de Resíduos Sólidos; Funcionamento da Usina de triagem de resíduos da construção civil, tendo em vista a redução, reutilização e reciclagem desses resíduos; Operação do aterro municipal e preparo da área destinada a um futuro aterro; ação e importância da estrutura de coleta seletiva domiciliar de recicláveis em Lençóis Paulista (Adefilp/Cooprelp), bem como a participação de todos nesse processo; ações de educação ambiental para a coleta seletiva no âmbito formal (escolas) e não formal (comunidades), trabalho referente ao piloto de compostagem desenvolvido no Centro de Educação Ambiental da ETE/SAAE, e logística reversa de pneus, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, óleo de cozinha usado, eletrônicos, coleta de materiais inservíveis, entre outros.

Na última semana foi lançado como um projeto-piloto, o Programa “Coleta Certa”, para coleta mecanizada por meio de contêineres no Jardim Ubirama, Jardim Humaitá e Parque Antártica, com foco na melhoria dos serviços de limpeza urbana, sistema de trabalho dos coletores e principalmente sobre a participação da população na coleta seletiva de recicláveis, que devem ser depositados nos contêineres verdes. O lixo orgânico deve ser depositado no contêiner azul.