Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Comdema realiza 127ª reunião ordinária
30/04/2019 16h50

Comdema realiza 127ª reunião ordinária

Secretário Claudemir Rocha Mio, presidente do Comdema, falou aos demais membros do Conselho

Nesta terça-feira, 30 de abril, foi realizada a 127ª reunião ordinária do COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Lençóis Paulista, quando foram abordados os assuntos da pauta, sendo dado ciência aos membros sobre a apresentação dos documentos e arquivos comprobatórios do Programa Município Verde Azul até o fechamento do prazo da fase de Qualificação da Certificação, devidamente enviados pelo sistema por interlocutores.

Outro assunto destacado foi a participação de representantes de Lençóis Paulista nas câmaras técnicas do Comitê de Bacia Tietê-Jacaré (UGRHI-13), reuniões realizadas no dia 26 de abril na Fatec de Jaú para pontuação de projetos apresentados nas devidas Câmaras Técnicas de Saneamento, Recursos Naturais e Educação Ambiental, da qual Lençóis Paulista possui representantes.

Também foi comentada a resolução – decreto 141/2019, que trata sobre calendário das reuniões ordinárias do COMDEMA, tendo em vista maior participação dos conselheiros e participação popular nessas reuniões, que são realizadas nas últimas terças-feiras de cada mês, às 9h no Centro de Educação Ambiental - Espaço Cultural “Cidade do Livro”. Os membros nomeados para a vigência 2019/21 também foram reapresentados entre titulares e suplentes para comunicação e participação nas reuniões e ações do COMDEMA.

Na pauta ainda foi comentado sobre a elaboração de novas resoluções para a arborização urbana e ações ainda não concretizadas, como mutirão de lixo eletrônico e implantação de um projeto voltado para contenção de resíduos flutuantes nos rios urbanos de Lençóis Paulista. A realização de visita técnica com os conselheiros aos aterros municipais (o que está em operação, e o futuro) no mês de maio.

A implantação do programa Coleta Certa com contêineres (reciclável e não reciclável) no Jardim Ubirama, Jardim Humaitá e Parque Antártica foi apresentada, bem como assuntos voltados a questão da coleta seletiva municipal, que também foram tratados na reunião, buscando sempre aprimoramento das atividades com campanhas e possíveis sistemas de melhorias para os trabalhos da Cooprelp e Adefilp. Já sobre o uso de recursos do fundo municipal do meio ambiente será apresentada uma proposta na reunião do mês seguinte, tendo em vista a aprovação do COMDEMA.

Os conselheiros presentes também comentaram assuntos que implicam na área de trânsito, sobre manifestação do COMDEMA e intervenção em área para obras de interceptores de redes do SAAE, loteamentos, serviços de poda de árvores, separação de resíduos em caçambas, obras da Rua 15 de novembro, entre outros. A próxima reunião ordinária está prevista para 28 de maio de 2019, aberta à participação popular.