Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Piloto de Floresta Urbana recebe mais árvores
12/04/2019 14h40

Piloto de Floresta Urbana recebe mais árvores

O “Piloto de Floresta Urbana” de Lençóis Paulista está localizado na Avenida Nações Unidas, no Núcleo Luiz Zillo

Na quinta-feira, 11, a equipe de arborização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) trabalhou na manutenção de mudas já existentes e realizou a complementação com mais 31 novas, sendo 6 Resedás, 11 Oitis e 14 Ipês Amarelos. O “Piloto de Floresta Urbana” de Lençóis Paulista está localizado na Avenida Nações Unidas, no bairro Núcleo Habitacional Luiz Zillo, via importante e de grande circulação na região onde se encontram escolas como a EMEI Yvonne Conti (ensino infantil); Escola Estadual Rubens Pietraróia, e EMEF Luiz Zillo, além do Estádio Municipal João Roberto Vagula, o Vagulão, e ginásio de esportes Hiller João Capoani, o Toniquinho, e acesso ao Varejão “Dona Nega”. A conclusão dessa ação atende aos critérios e ações do Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O Piloto de Floresta Urbana precisa ser uma “vitrine” do que se almeja em relação a arborização urbana, pois é uma das ações propostas e representa a importância das árvores no meio ambiente da cidade, além de ser um referencial de sustentabilidade e paisagismo aplicado para melhor qualidade de vida de todos. A estrutura para se ter um Piloto de Floresta Urbana envolve a presença de árvores dos dois lados da via e no canteiro central, calçada ecológica com plantio de grama, aspecto da fiação ou ausência de fiação, aproveitamento de árvores já existentes (Aroeira Salsa e Pata de Vaca) e plantio de outras espécies (no caso Resedás, Oitis e Ipês Amarelos), aplicados no mínimo em 100 metros de extensão em via de grande circulação e placa de identificação localizada na extensão da avenida.

O Piloto de Floresta Urbana será incluído no conjunto de ações a serem apresentadas ao Programa Município Verde Azul. A ação recebe também apoio de cidadãos ou moradores próximos, para que ajudem a cuidar e garantir o desenvolvimento das árvores.