Lençóis Paulista, 01 de Maio de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Gestão participativa na arborização requer envolvimento dos cidadãos
09/04/2019 15h51

Gestão participativa na arborização requer envolvimento dos cidadãos

A participação de cidadãos na tomada de decisões é imprescindível na educação ambiental

De acordo com a diretiva Arborização Urbana do Programa Município Verde Azul, mais precisamente na ação de educação ambiental com gestão participativa, a participação de cidadãos na tomada de decisões é imprescindível para o sucesso das tarefas executadas.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) tem trabalhado na busca de parceria com empresas e comunidades, bem como na aplicação de pesquisas de opinião nas residências durante as campanhas educativas nos bairros, conforme realizadas mais recentemente no Jardim do Caju e no bairro Bela Vista II, além da revitalização de avenidas.

Para a implantação dos pomares comunitários, que já somam 19 implantados, é necessário sempre a comunicação direta com os moradores do entorno, que poderão colaborar com os cuidados no desenvolvimento das árvores frutíferas.

Para este ano de 2019, a partir de uma reunião com o grupo, o trabalho é desenvolvido com a Support Informática na tomada de decisão. A empresa decidiu arborizar praças e áreas verdes do bairro Cecap e convida os colaboradores aniversariantes da empresa todos os fins de mês para o plantio. Até o fechamento do mês de março já foram plantados Ipês e Resedás na praça “Maria José Dias Batista” - Pista de Skate da Cecap.

Todas ações que envolvem a gestão participativa serão somadas em relatórios e serão apresentadas ao Programa Município Verde Azul – ciclo 2019.