Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Município promove ações sobre “Uso Racional da Água”
08/04/2019 11h58

Município promove ações sobre “Uso Racional da Água”

Sistema de irrigação da rodoviária é acionado automaticamente às 7h e às 17h, exceto em dias de chuvas

A Diretiva “Gestão das Águas”, do Programa Município Verde Azul, propõe que a municipalidade planeje e implemente ações que visem o “Uso Racional da Água”. Em Lençóis Paulista os novos prédios públicos, como é o caso do novo terminal rodoviário “José Prado de Lima”, contam com sistema de irrigação automatizado.

Na rodoviária existem duas cisternas para armazenamento de águas pluviais (águas de chuva) com capacidade de 15.000 litros cada, totalizado 30.000 litros de águas residuais que são reaproveitadas para irrigação dos canteiros e áreas verdes da rodoviária, bem como dos canteiros e rotatórias das aveninas Prefeito Jácomo Nicolau Paccola e Alvino dos Santos. Vale ressaltar que a rodoviária foi inaugurada em 2018 e no ciclo 2019 do PMVA (Programa Município Verde Azul) já é possível demonstrar o pleno funcionamento do sistema que acionado automaticamente às 7h e às 17h, exceto em dias de chuvas.

Outro local que conta com sistema de irrigação similar é o campo de futebol “José Roberto Vagula”, o “Vagulão”, para irrigação do gramado, além das praças Comendador “José Zillo” (Concha Acústica) e José Magnani (Santuário Piedade). As creches construídas mais recentemente, como a Creche “Iara Maria Giovanetti Campanholi” do Jardim Santa Terezinha e Creche “Cleide Therezinha Biral Capelari” no Jardim Maria Luíza IV, também contam com a estrutura para armazenamento e reutilização de água da chuva, medidas que atendem ao uso racional da água em Lençóis Paulista.

Dispositivos para uso racional da água

Toda obra pública em Lençóis Paulista deve implementar equipamentos e dispositivos que visem o uso racional da água, de acordo com a Ordem de Serviço nº 003/2016, por exemplo: torneiras com temporizadores (fechamento automático), caixa acoplada nos vasos sanitários, borrachas para redução de pressão nas torneiras, equipamentos com acionamento por alavancas, bica móvel e arejador articulado (pias de cozinhas), entre outros. Esses serviços devem ser aliados ainda a detecção e eliminação de vazamentos. A aplicação desta ordem de serviço também atende a ação de pró-atividade da diretiva Gestão das Águas do PMVA – ciclo 2019, sendo uma ação de caráter contínuo e permanente.