Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Escolas municipais contam com hortas educativas
04/04/2019 14h26

Escolas municipais contam com hortas educativas

Horta da EMEI Yvonne Conti Capoani, no Núcleo Habitacional Luiz Zillo

Como premissa da diretiva Município Sustentável do Programa Município Verde Azul, e através de um projeto estimulado em anos anteriores pelo Fundo Social de Solidariedade, as hortas educativas são imprescindíveis para o desenvolvimento da educação ambiental com foco em “difusão e capacitação de técnicas de boas práticas sustentáveis (produção de alimentos orgânicos) nas escolas municipais”.

Em Lençóis Paulista as escolas envolvidas com o projeto, ou “Ação Verde Azul”, dão continuidade a esse trabalho, uma vez que para o desenvolvimento conta com a gestão escolar, funcionários, alunos e familiares. O foco sempre é a educação ambiental para que as crianças tenham contato com o ambiente natural (terra, água, sol, diversidade de alimentos naturais) e com a aprendizagem que pode ser aplicada de maneira transversal em todas as fases da implantação da horta, como por exemplo a delimitação e metragem dos canteiros, contagem de sementes e mudas produzidas, ciências e educação ambiental de maneira transversal (aquela que ocorre de forma interdisciplinar), além do estímulo a nutrição e alimentação saudável.

As escolas ou instituições de ensino que contam com o projeto são: 1 – Creche “Dona Neide Madeira Dias”, Cecap; 2 – EMEI “Yvonne Conti Capoani”, Núcleo Luiz Zillo; 3 – EMEF “Philomena Briquesi Boso”, em Alfredo Guedes; 4 – EMEIF “Maria Zélia Camargo Prandini”, no Júlio Ferrari; 5 – EMEF “Guiomar Fortunata Coneglian Borcart”; 6 – EMEF “Ézio Paccola”, Jardim Primavera.

Para a aplicação da proposta, este trabalho envolve a parceria e apoio da Secretaria Educação e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), bem como das hortas comunitárias que existem nos bairros Cecap e Jardim do Caju. Para o ano letivo de 2019, as escolas já estão em fase de continuidade. Essa é mais uma ação que além de todos os benefícios à educação e ao meio ambiente contabiliza pontos para o Programa Município Verde Azul, sendo apresentada em relatório já para o prazo de qualificação da certificação, até o dia 15 de abril de 2019, e também para a certificação final, até 1º de outubro de 2019, com o propósito de ser um projeto contínuo e permanente.