Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ação “Comdema vai às escolas” é realizada na Escola Paulo Zillo
02/04/2019 15h53

Ação “Comdema vai às escolas” é realizada na Escola Paulo Zillo

Alguns dos projetos de sustentabilidade já desenvolvidos na Escola “Dr. Paulo Zillo” foram abordados no encontro

Como ação de pró-atividade da diretiva Conselho Ambiental do Programa Município Verde Azul, e tendo esta ação como uma meta proposta nas reuniões do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Lençóis Paulista, ocorreu nesta sexta-feira o lançamento do programa “Comdema vai às escolas”, na EE “Dr. Paulo Zillo”.

A ação contou com a participação de membros titulares e suplentes do Comdema, entre eles Helton Damacena de Souza, Diusaléia Oliver, José Roberto Boberg, Eduardo de Almeida Silva, Marinho Ramos Paco, Sérgio Luiz Peres e Roberto José Conti, conforme planejado com a gestão da escola, com diretor Leandro Paschoarelli, e com Cristiano Brasílio, aluno representante do grêmio estudantil. Os alunos das 6ªs séries participaram de palestra sobre o COMDEMA, sua formação, composição, representação pública e da sociedade civil (paritária), bem como sobre o caráter normativo, deliberativo e fiscalizador.

Em seguida foram abordados alguns dos projetos de sustentabilidade já desenvolvidos na Escola “Dr. Paulo Zillo”, como a implantação de um pomar interno, do qual os alunos precisam se envolver e cuidar (ações aliadas a aprendizagem) para que possam colher bons frutos no futuro. A equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realiza periodicamente a manutenção e limpeza da área do pomar.

O Grêmio Estudantil é fundamental para o andamento das ações, como por exemplo a implantação do programa “Quando Acaba a Pilha”, que deverá ser trabalhado com todos os alunos, professores e funcionários da escola, bem como o tema da coleta seletiva. Ao final da ação foram plantadas três árvores da espécie Resedá para recomposição de espaços que estavam vazios no calçamento da escola, para colaborar com a Arborização Urbana.

Alguns dos resultados dessa primeira ação serão apresentados em relatório ao Programa Município Verde Azul, e as demais escolas estaduais também receberão o Comdema em novas ações em busca de maior aproximação da educação ambiental com os estudantes.