Lençóis Paulista, 16 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Campanha visa destinação correta de óleo de cozinha usado
01/04/2019 15h58

Campanha visa destinação correta de óleo de cozinha usado

Cada escola recebeu em agosto de 2017 um tambor preto com a sinalização da Copróleo

Lançada em 2017, a campanha da Copróleo tem por objetivo a destinação correta de óleo de cozinha usado. A ação abrange 18 escolas, envolvendo a rede municipal (14 escolas) e particular de ensino (4 escolas). No entanto, a campanha necessita de maior adesão e participação para surtir melhores resultados ao longo do ano letivo, uma vez que envolve a educação ambiental formal (aquela que ocorre no âmbito escolar). Cada escola recebeu em agosto/2017 um tambor preto com a sinalização da Copróleo, no qual todos podem trazer óleo de cozinha usado em garrafas pet devidamente fechadas e protegidas para que não ocorram vazamentos.

Já a educação ambiental não formal (voltada a população) tem sido trabalhada junto a grupos de agentes comunitários de saúde e profissionais de limpeza pública durante as visitas realizadas no Centro de Educação Ambiental da EEE (Estação Elevatória de Esgotos) do SAAE, sendo que podem replicar esse conceito junto às comunidades onde atuam.

Todos devem saber que o óleo comestível depois de usado não deve ser despejado de forma inadequada, seja no solo, lixo comum ou no ralo da pia, pois pode causar obstrução da rede de esgotos e entupimentos com camadas de gorduras que se formam, pois além de atrair pragas urbanas como ratos e baratas na rede, pode ainda causar danos maiores e prejudicar o sistema de tratamento de esgotos do município. O óleo é altamente poluidor sobre a água e para preservar este recurso natural essencial todos devem ter atenção para o descarte. Outra medida correta envolve o reúso para fabricação de sabão caseiro, ou troca por óleo novo em alguns supermercados de Lençóis Paulista.

Todas as escolas da rede municipal de ensino fundamental I e II estão envolvidas no programa da Copróleo, com as escolas particulares, totalizando 18 instituições participantes. A ação é apresentada como pró-atividade da diretiva Esgoto Tratado do Programa Município Verde Azul - ciclo 2019, sendo um programa contínuo.