Lençóis Paulista, 16 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente implanta ação para proteção da fauna
29/03/2019 15h32

Meio Ambiente implanta ação para proteção da fauna

Placas de orientação foram instaladas próximo da ponte do Rio Claro

Tendo em vista a proteção da fauna silvestre no território de Lençóis Paulista, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) com apoio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Agrícola Rio Claro iniciou nesta sexta-feira, 29, a instalação de placas de orientação aos motoristas sobre o trecho em que há ocorrências de atropelamentos de animais silvestres. A ação é envolvida com a diretiva biodiversidade do Programa Município Verde Azul, e será apresentada como pró-atividade em relatório contendo diagnóstico, proposta, ferramenta de comunicação, execução e resultados.

Inicialmente foram implantadas duas placas na estrada municipal José Bendito Dalben (LEP-040), uma em cada sentido da via que liga Lençóis Paulista a rodovia João Mellão (SP-255). No local, segundo relato de funcionários da Agrícola Rio Claro, há muitas ocorrências de atropelamentos de animais como tamanduás, quatis, cobras, macacos, e outros. Desta maneira, a SAMA realizou a manutenção das margens da via com maquinário, deixando o local com maior visibilidade e instalou as placas. Outros 4 pontos receberão placas de proteção à fauna, sendo em estradas municipais que apresentam fragmentos de matas, como na ponte do Córrego da Prata (área rural); Ponte São Domingos (sentido ETE-Alfredo Guedes); Faxinal (área rural) e proximidades do bairro São Judas Tadeu.

A Secretaria do Meio Ambiente também divulgou aos envolvidos na ação, o aplicativo “Urubu Mobile”, para monitoramento de ocorrência dos atropelamentos de animais nas estradas. Os dados são encaminhados para o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE). Toda população interessada pode baixar o aplicativo e colaborar na ação. O aparelho precisa ter câmera fotográfica e GPS integrados. Caso o local não tenha sinal de Wi-Fi, a foto poderá ser enviada de outro local. Para saber mais é só acessar o manual pelo link: https://issuu.com/portal.cbee/docs/manual_urubu_mobile