Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente monitora as ações voltadas à proteção do solo
28/03/2019 16h02

Meio Ambiente monitora as ações voltadas à proteção do solo

Caixa de contenção é um dos ítens observados nas visitas aos postos de combustíveis

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) tem realizado visitas técnicas em postos de combustíveis do município, visando uma importante ação da diretiva do Uso do Solo do Programa Município Verde Azul, voltada para áreas que apresentem risco de contaminação.

Durante as visitas são verificadas as condições que permitem constatar as medidas de proteção do solo, como por exemplo: licenças de operação emitidas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), condições de armazenamento dos combustíveis no subsolo, tratamento de efluentes e resíduos sólidos gerados. Vale destacar que não se trata de ações fiscalizadoras, mas sim visitas técnicas para atendimento à proposta, que garantem a proteção ao meio ambiente e a população, evitando assim contaminação do solo e dos lençóis freáticos. Até o momento sete postos foram visitados e se apresentam em conformidade.

Outra ação refere ao acompanhamento por meio de vistorias, dos resultados do serviço implantado para a recomposição do maciço do aterro em valas, a drenagem das águas pluviais com objetivo de interromper a infiltração direta, e o acúmulo das águas sobre o aterro municipal, que resultam nas erosões, trincas, deformações horizontais e verticais, causando desmoronamento do solo e principalmente dos resíduos depositados. O serviço foi viabilizado por meio de convênio com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

O trabalho beneficia ainda o aterro pela limpeza e compactação, nivelamento e recomposição de 62.700 m² da área do antigo aterro, instalação de canaletas de concreto, plantio de grama que favorece o crescimento da vegetação para proteção do solo, colaborando assim para a eliminação dos riscos mencionados. O trabalho contempla ação da diretiva uso do solo do Programa Município Verde e Azul, e a população deve colaborar realizando a coleta seletiva em casa, para diminuição de resíduos recicláveis no aterro municipal.

Ambas as ações serão apresentadas em relatórios para a diretiva uso do solo, já no presente ciclo 2019, visando a continuidade da ação nas próximas fases ou ciclos do Programa Município Verde Azul.