Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretiva Arborização Urbana é trabalhada pela Secretaria de Meio Ambiente
27/03/2019 14h51

Diretiva Arborização Urbana é trabalhada pela Secretaria de Meio Ambiente

Espaço Árvore e Piloto de Floresta Urbana são ações propostas pelo Programa Município Verde Azul

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) tem trabalhado desde o ciclo 2017 do Programa Município Verde Azul (PMVA) para instalação de “Espaço Árvore” no calçamento de prédios públicos de Lençóis Paulista. A ação é prevista dentro dos critérios da diretiva “Arborização Urbana”.

O “espaço árvore” é uma área permeável implantada no entorno das árvores, nos calçamentos de prédios públicos e em novos loteamentos, de acordo com a Lei Municipal nº 4662/2014, que cria o Plano Municipal de Arborização Urbana, e Decreto Executivo nº 493/2017. Tem por finalidade melhorar as condições na base da planta, permitindo seu desenvolvimento sem comprometer a infraestrutura do calçamento, e promover o crescimento saudável e íntegro. Esta ação serve como exemplo à população sobre a adoção da medida, dispensando assim o uso das estruturas conhecidas como “meia lua”. O espaço pode ser coberto com plantas de forração, grama, flores ornamentais ou até mesmo pedrisco, garantindo assim a permeabilidade da água da chuva nas raízes.

A largura mínima para ser instalado o “Espaço Árvore” no viário será de no mínimo 2 (dois) metros de largura. Para a construção do espaço deve-se levar em consideração 40% da largura, ou seja, 80 cm, e o comprimento deve ser o dobro (1,6 m). Já nos calçamentos com medida inferior a 2 metros, o “Espaço Árvore” deve ocupar o leito carroçável e além das dimensões esse espaço deverá ter um elemento de identificação visual.

Os últimos espaços árvores instalados foram na EMEIF “Prof. Nelson Brollo”, Jardim Monte Azul, e também no calçamento da Creche “Roza Capoani Paccola”, no Jardim Caju. No total, a equipe de arborização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já implantou mais de 100 “espaços árvores” em diversos prédios públicos de Lençóis Paulista. A meta é que o trabalho seja concluído até outubro de 2019.

Piloto de Floresta Urbana

Outra ação que merece destaque é referente ao Piloto de Floresta Urbana, que representa a importância das árvores no meio ambiente, além de ser um referencial de sustentabilidade e paisagismo aplicado para melhor qualidade de vida da cidade.

A estrutura para se ter um Piloto de Floresta Urbana envolve a presença de árvores dos dois lados da via e no canteiro central, calçada ecológica com plantio de grama, aspecto da fiação, ou ausência de fiação, aproveitamento de árvores já existentes e plantio de outras espécies (no caso resedás e oitis), mínimo de 100 metros de extensão em via de grande circulação, e placa de identificação localizada na extensão da avenida. Em Lençóis Paulista o Piloto de Floresta Urbana foi implantado oficialmente na Av. Nações Unidas, Núcleo Luiz Zillo, e recebe manutenção, limpeza e plantio de mais árvores, entre outras benfeitorias.