Lençóis Paulista, 16 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Comdema realiza reunião para posse dos membros
26/03/2019 15h40

Comdema realiza reunião para posse dos membros

Prefeito Anderson Prado e os membros titulares do Comdema

Com a presença do Prefeito Anderson Prado de Lima, o Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Lençóis Paulista realizou nesta terça-feira, 26 de março de 2019, a 126ª reunião ordinária como evento de posse dos membros para o biênio de 2019/21. A nomeação dos membros titulares e suplentes foi estabelecida pela publicação do Decreto Executivo nº169/2019, sendo que a formação é de caráter paritário, representando assim setores públicos e sociedade civil com definição de presidência e secretariado executivo.

Após a apresentação dos membros e registro de foto oficial do evento de posse com o Prefeito, foi apresentada a pauta da reunião pela secretaria do Conselho, sendo estabelecida a implantação de uma ação de pró-atividade que será apresentada ao Programa Município Verde Azul na diretiva Conselho Ambiental – Comdema vai às escolas, tendo em vista o envolvimento das escolas estaduais do município. A primeira a receber o COMDEMA será a Escola Estadual “Dr. Paulo Zillo”, na próxima sexta-feira, 29 de março de 2019, às 14h, com participação efetiva dos membros do Comdema de Lençóis Paulista. A proposta da ação envolve a criação de “Comdemas Juvenis”, a serem conduzidos pelos próprios grêmios estudantis das escolas e demais alunos. Serão tratadas as ações de sustentabilidade desenvolvidas pela unidade escolar, bem como novos projetos e ações.

Ainda foram debatidos outros temas, como: a) Participação de representantes nas Câmaras Técnicas do Comitê de Bacia Tietê-Jacaré; b) Apresentação do cronograma de manutenção e substituição da frota municipal; c) Manifestação do Comdema sobre o Plano de Gestão Ambiental a ser entregue ao PMVA até o dia 15/04/2019 – fase da Qualificação da Certificação; d) proposta de resolução voltada para arborização urbana; e) Ações desenvolvidas relativas ao dia mundial da água, celebrado em 22 de março; f) Demais propostas de ações do Comdema.

Participam do Comdema como membros titulares: Claudemir Rocha Mio (presidente); Helton Damacena de Souza (secretário); Wagner Boso; Milena Guirado Coneglian; Eduardo de Almeida Silva; Roberto José Conti; Marinho Ramos Paco; Henrique de Oliveira Lima; Rosângela Aparecida Fernandes e Diusaléia Oliver. Como membros suplentes participam: Adriana Marques de Oliveira Souza; Fábio José Esguícero; Gérson Dutra Bocardo; Marcos Marques Félix; Antônio Severo Santos Filho; Sérgio Luiz Peres; José Roberto Boberg; Pedro Luiz Cavassutti; Marilisa Freire Costa e Edson Santiago dos Santos.

Calendário das reuniões ordinárias do Comdema de Lençóis Paulista

Ainda como medida importante foi aprovada na reunião de fevereiro o calendário que define as datas das reuniões ordinárias, geralmente para a última terça-feira de cada mês, com o objetivo de garantir a participação dos membros titulares, suplentes, e convidar a população para que também participem das reuniões, como definido pelo Decreto nº140/2019 – Resolução nº1/2019:

Março – 26/03/2019, 23 de abril, 28 de maio, 25 de junho, 30 de julho, 27 de agosto, 24 de setembro, 29 de outubro, 26 de novembro, 17 de dezembro de 2019, 28 de janeiro e 25 de fevereiro de 2020.