Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / 4ª Conferência Municipal de Saúde acontece em abril
25/03/2019 14h39

4ª Conferência Municipal de Saúde acontece em abril

O secretário Ricardo Conti disse que podem participar da Conferência todos os interessados no aperfeiçoamento na política de saúde

No dia 10 de abril (quarta-feira), será realizada a 4ª Conferência Municipal de Saúde. O evento será no auditório da Câmara Municipal. A partir das 8h, inicia-se o credenciamento dos participantes, com previsão de encerramento às 13h.

As conferências acontecem a cada 4 anos e o tema do evento deste ano será “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação, e Financiamento do SUS”, possuindo três eixos temáticos: I – Saúde como direito; II – Consolidação dos princípios do SUS, e III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

O objetivo das conferências municipais é de analisar as prioridades locais da saúde e formular propostas, no âmbito dos Municípios, Estados e da União, referentes ao tema e aos eixos temáticos da 16ª Conferência Nacional de Saúde, com base em Documento Orientador.

A 1ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) foi realizada em 1941, antes mesmo da criação do Ministério da Saúde. Esses eventos constituem-se em espaços democráticos para a construção de políticas de saúde no Brasil, com a participação de toda a sociedade civil e representantes do governo. O amplo fórum de debates é organizado com a finalidade de valiar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública, proporcionando melhor qualidade de vida para toda a população.

Poderão participar da Conferência Municipal de Saúde de Lençóis Paulista todos as pessoas, instituições interessadas no aperfeiçoamento da Política de Saúde, representantes de trabalhadores de saúde, prestadores de serviços e usuários do SUS, com vistas ao fortalecimento da atenção à Saúde para a qualidade de vida.

As etapas municipais das conferências devem ser concluídas até o dia 15 de abril, e propostas formuladas na conferência serão levadas ao âmbito Estadual e Federal. A Conferência Nacional acontecerá de 4 a 7 de agosto de 2019, em Brasília.