Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Instalação Modelo de Sustentabilidade recebe visita técnica
19/03/2019 15h18

Instalação Modelo de Sustentabilidade recebe visita técnica

O interlocutor do Programa Município Verde Azul, Helton Damacena, apresentou as ações aos participantes da visita

Um grupo formado por 65 alunos e professores do curso de Edificações da ETEC "Cidade do Livro" participaram de uma visita técnica nessa última segunda-feira, 18, ao Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti”, por ser uma instalação modelo de sustentabilidade que recebe a marca do Programa Município Verde Azul. A ação foi apresentada pelo interlocutor, Helton Damacena, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e os alunos foram guiados pelo engenheiro civil, Evandro Alberto Dealbem que mostrou fotos dos processos de edificação e plantas do teatro, bem como os itens de sustentabilidade.

O Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti” é referência neste sentido, pois em seu processo de edificação foram levados em consideração vários itens e iniciativas ambientalmente adequada. A instalação modelo precisa conter no mínimo dez itens de sustentabilidade, além da apresentação do endereço, responsável pelo local, elemento fixo de identificação (placa), dar publicidade e promover visitação pública nos relatórios da diretiva Município Sustentável do PMVA.

Como iniciativas sustentáveis, o Teatro Municipal contempla: acessibilidade; área verde externa permeável; calçada ecológica; lixeiras e coleta seletiva de resíduos; lâmpadas fluorescentes com refletores de alumínio; espaço árvore; iluminação natural e ventilação cruzada; sensores de presença; torneiras com temporizadores para uso racional da água; reúso de materiais; cisternas para armazenamento de água da chuva; aparelhos eletrônicos com selo procell (economia de energia); piso externo intertravado; piso interno lavável; uso de madeira legal/CADMADEIRA; e iluminação com lâmpadas de LED. Ao todo são 16 itens contabilizados para que seja reconhecido como uma das instalações modelo de sustentabilidade em Lençóis Paulista.

No grupo de alunos de edificações, vários já atuam no ramo da construção civil, como por exemplo: mestres de obras, serventes, calheiros, pintores, gesseiros, marceneiros, projetistas, além de professores do curso com formação em arquitetura e engenharia. As visitas que também teve apoio da Secretaria de Cultura, serão realizadas de forma contínua com estudantes e profissionais ligados a construção civil.