Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Salvaguarda da biodiversidade é tema de educação ambiental
14/03/2019 15h48

Salvaguarda da biodiversidade é tema de educação ambiental

Cerca de 20 funcionários da empresa agrícola cafeeira participaram do encontro

Mais uma ação proposta pela diretiva Biodiversidade, do Programa Município Verde Azul, aconteceu na primeira quinzena de março, com o tema para a ação de educação ambiental ressaltando a “importância e necessidade da Salvaguarda da Biodiversidade”. O evento contou com palestra e conhecimento de ações práticas desenvolvidas na Fazenda Boa Vista, Lençóis Paulista.

Participaram cerca de 20 funcionários da empresa agrícola cafeeira, que foram orientados sobre as ações de salvaguarda, proteção da fauna e flora locais inseridas nos biomas de Mata Atlântica e Cerrado no município, com destaque para a atuação diária do Corpo de Bombeiros, que pode ser acionado pelo número 193, para o serviço de resgate de animais silvestres em situação de risco, além da Polícia Ambiental. Ainda foram evidenciadas ações criminosas de caça, pesca predatória, tráfico de animais, atropelamento nas rodovias, bem como ações e medidas de proteção de algumas espécies mais comuns.

Em outra oportunidade, os alunos do 3° ano B da EMEF “Edwaldo Roque Bianchini”, Cecap, participaram com o mesmo tema “Importância e necessidade da Salvaguarda da Biodiversidade” em visita ao Centro de Educação Ambiental no Parque do Povo. As crianças e a Professora Joice puderam compreender a biodiversidade da fauna e flora brasileiras por meio dos biomas da região de Lençóis Paulista (Mata Atlântica e Cerrado), e ainda participaram da atividade interativa “Você me conhece?”, para conhecimento das espécies de insetos, peixes, anfíbios, aves e mamíferos da fauna, e colorir as imagens. Os participantes tiveram contato com as plantas do Jardim Sensorial e Esculturas dos animais por meio de recursos audiovisuais e leitura de poemas do livro “Tamanduá Dodói”.

Essa ação terá continuidade com outros segmentos de público para atender a educação ambiental não formal (comunidade). O Centro de Educação Ambiental está localizado no Parque do Povo, ao lado do Viveiro de Mudas.