Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Servidores participam do 5º Encontro Anual de Acompanhamento da Frequência Escolar
17/06/2011 13h45

Mais um encontro anual do Grupo de Amigos e Amigas do Acompanhamento da Frequência Escolar de Lençóis Paulista ocorreu na manhã da quarta-feira, 15, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). Vinte pessoas participaram da 5ª edição do evento, entre representantes das escolas municipais, estaduais, APAE, Diretoria Municipal de Assistência e Promoção Social e Diretoria Municipal de Educação. O diretor de Educação, Luiz Eduardo Conti, e a diretora de Assistência e Promoção Social, Elisabeth Ortado Athanásio, estiveram presentes no encontro.

A reunião tratou do acompanhamento da frequência escolar realizado no município, um dos critérios do programa de transferência de renda Bolsa Família, do Governo Federal. O objetivo do encontro foi avaliar os resultados do trabalho desempenhado pelo grupo, refletir sobre esse serviço e planejar ações futuras.

Trabalho aprovado

Durante o encontro, os servidores souberam que o trabalho desempenhado no tópico “Educação” está muito bem avaliado: quase atinge a nota máxima. É o que aponta o Índice de Gestão Descentralizada (IGD), o indicador que mostra a qualidade da gestão descentralizada do Bolsa Família e reflete os compromissos assumidos pelos estados e municípios na sua adesão ao Programa. O índice do município foi de 0,97, numa escala que vai de zero a um.

É com base nesse indicador que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) repassa recursos a estados e municípios para a realização da gestão do Bolsa Família. Quanto maior o valor do IGD, maior é o valor dos recursos transferidos para o ente federado.

Famílias atendidas

No mês de maio, 1.221 famílias foram atendidas com o programa Bolsa Família em Lençóis Paulista, o que representou R$ 134.270,00 no total de repasses. Um dos requisitos para as famílias de baixa renda receberem o benefício é manter os filhos na escola. Os alunos com idade entre 6 e 15 anos devem cumprir pelo menos 85% de frequência ao mês, enquanto os de 16 e 17 anos, ao menos 75%.