Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Resíduos de construção são aproveitados em estradas rurais
13/03/2019 11h11

Resíduos de construção são aproveitados em estradas rurais

Você sabe qual o destino dos resíduos da construção civil (RCC), ou entulhos, depositados em caçambas em Lençóis Paulista? Em média são 600 caçambas encaminhadas por mês à Usina de Entulho, localizada na usina de reciclagem, no Distrito Empresarial. Desse total é possível recuperar e reciclar mais de 50%.

O serviço é prestado por empresas de caçamba do município, que têm lugar certo para depositá-lo. Na usina ocorre a separação, para reaproveitamento após o processamento em máquina de triturar. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente contabiliza resultados positivos. Atualmente 4 servidores realizam o trabalho de triagem e separação dos resíduos que chegam a usina, transportados pelas empresas especializadas. Outro servidor é responsável pela área administrativa.

O material têm como origem as construções e demolições no município. Após a triagem, os entulhos da Classe A (concreto, material cerâmico e argamassa) são transportados para um britador que realiza a trituração. O produto final é reaproveitado na recuperação de estradas rurais em substituição ao cascalho e a piçarra, que são extraídos das jazidas naturais.

Além do trabalho de reutilização dos resíduos Classe A, também é recuperada uma grande quantidade de materiais recicláveis, como madeira, papel, plástico e sucata de ferro. Mensalmente 200 m³ desse material são encaminhados para a Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista (Cooprelp) para comercialização com empresas de reciclagem.

Caçambas só devem receber entulhos de construção

A população pode colaborar com esse importante trabalho depositando nas caçambas somente resíduos da construção civil. O descarte irregular de lixo doméstico compromete o trabalho de reciclagem e a reutilização do entulho.