Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prevenção de queimada urbana é foco de Educação Ambiental
11/03/2019 16h15

Prevenção de queimada urbana é foco de Educação Ambiental

Helton Damacena foi quem fez a apresentação e contextualização do tema para participantes de 20 munícipes

Nesta segunda-feira, 11 de março, foi realizada na Unidade Básica de Saúde “Winter Malatrasi”, no bairro Maestro Júlio Ferrari, uma ação proposta pela diretiva Qualidade do Ar, do Programa Município Verde Azul (PMVA), cujo o foco é “Queimada Urbana”.

O educador ambiental e interlocutor suplente do PMVA, Helton Damacena, foi quem fez a apresentação e contextualização do tema para participantes de 20 munícipes, enquanto aguardavam consultas, enfermeira Ariane e Agentes Comunitários de Saúde do bairro. Abranger o público-alvo nas ações educativas é um objetivo que pode surtir resultados positivos como medida preventiva em regiões propícias para ocorrências de queimadas dentro do perímetro urbano, sendo que atende a educação ambiental não formal (comunitária), além da educação ambiental formal (redes de ensino).

As queimadas urbanas ocorrem em todas as épocas do ano. Porém, se acentuam no período de estiagem, ou período seco (abril a agosto), sendo considerada uma prática criminosa de acordo com a Lei 2911/2001 e Decreto 314/2014, pois provocam prejuízos ao meio ambiente, afetam a flora, a fauna e a saúde humana, causando problemas respiratórios, principalmente em crianças, idosos e enfermos. A fumaça oriunda da queima de lixo, resíduos em quintais e até mesmo quando utilizada criminalmente para fins de limpeza do mato alto em terrenos baldios, polui o ar da cidade. Em caso de ocorrência, os munícipes podem acionar a fiscalização ambiental municipal pelo telefone (14) 3269.7054, ou Disk Denúncia Ambiental (14) 99819.4934. Para combate ao fogo o correto é acionar diretamente a equipe do Corpo de Bombeiros pelo número 193.

A ação educativa contra as queimas urbanas possui caráter continuado e permanente, conforme Programa Municipal de Educação Ambiental, e deve ser trabalhada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, CRAS (Centro de Assistência e Promoção Social), Centros de Educação Ambiental, e com alunos das redes municipal e particular de ensino em Lençóis Paulista.