Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ação de compostagem de resíduos orgânicos é exemplo a ser seguido
01/03/2019 15h35

Ação de compostagem de resíduos orgânicos é exemplo a ser seguido

Cada composteira produz 250 quilos de compostagem a cada 150 dias

Com objetivo de reaproveitar ao máximo tudo o que é que produzido no município, mesmo quando parece que não é mais possível, o Centro de Educação Ambiental (CEA) da Estação Elevatória de Esgotos, localizada na Estação de Tratamento de Esgoto de Lençóis Paulista, em ação de sustentabilidade tem realizado a compostagem de resíduos orgânicos, cujo material final (adubo) é utilizado no Viveiro de Mudas e áreas verdes do CEA (Centro de Educação Ambiental) da Estação Elevatória de Esgotos do SAAE.

Todo processo é realizado pelos técnicos designados pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) através de “composteiras dinâmicas” que recebem resíduos vegetais, como restos de podas e folhagens, e resíduos orgânicos ou restos de alimentos, para que sejam processados de modo natural, ocorrendo a decomposição destes elementos. Segundo os técnicos do SAAE, a cada 150 dias cada composteira produz 250 quilos de compostagem (adubo final). São processados elementos de carbono (folhagem) e nitrogênio (resto de alimento).

O reaproveitamento é importante para se gerar menos lixo para o meio ambiente, e estima-se que a capacidade de produção de adubo orgânico por meio desse piloto de compostagem seja em quantidade razoável para atender as necessidades de adubação do local. A proposta também é desenvolvida por cuidadores de hortas comunitárias nos bairros de Lençóis Paulista.

Como medida de educação, o CEA (Centro de Educação Ambiental) da Estação Elevatória do SAAE durante o ciclo 2019 do Programa Município Verde Azul, agentes comunitários de saúde e outros públicos que visitam o local podem disseminar a ideia junto aos moradores dos bairros onde atuam, objetivando reduzir a quantidade de lixo orgânico, uma iniciativa ecologicamente viável.