Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura implanta a “guarda subsidiada na família extensa”
01/03/2019 15h09

Prefeitura implanta a “guarda subsidiada na família extensa”

O secretário de Assistência Social, Ney Góes, explicou como funcionará o programa

A administração Anderson Prado está implantando oficialmente o programa “guarda subsidiada na família extensa”, que é uma alternativa ao abrigamento de crianças na Casa Amorada, foi criado pela Secretaria de Assistência Social do Município que irá gerir o programa.

O projeto de lei para implantação do programa de acolhimento de crianças foi enviado à Câmara Municipal pelo Executivo com pedido de regime de urgência e foi apreciado, e aprovado, na sessão da segunda-feira, 25.

Ao comentar o assunto o secretário Ney Góes disse que esse é um programa pretendido pelo prefeito Prado desde o início de sua gestão e que agora se concretiza. “Quando uma criança precisa ser separada da sua família original, seja por maus tratos, violência ou abuso, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS – procura identificar junto à família da própria criança, o que chamamos de ‘Família Extensa’, ou ‘Família Ampliada’ (primos, tios, avós etc.) quem queira ficar com a criança para evitar o abrigamento. A gente teve caso de famílias que gostariam de ficar com a criança, mas não tinham condições financeiras para tal. Por isso criamos o programa, que já era o desejo do prefeito, e com ele poderemos proporcionar uma ajuda (bolsa)”, comentou o secretário.

De acordo com o projeto aprovado, as famílias que desejarem ficar com as crianças separadas de suas famílias receberão uma bolsa, que variará de 1/3 de salário-mínimo até um salário-mínimo por criança. Porém, essa família estará limitada a receber no máximo três salários-mínimos quando se tratar de grupo de irmãos.

Como esse sistema de acolhimento já vinha sendo aplicado pela Secretaria de Assistência, com a aprovação do projeto ele passa a ser oficial, e as famílias que já mantém crianças passarão a receber a bolsa. A verba a ser utilizada no programa será liberada via Fundo da Criança e do Adolescente.