Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ação educativa enfatiza a importância do solo
28/02/2019 09h46

Ação educativa enfatiza a importância do solo

Ações de reflorestamento com plantação de árvores nativas, além de proteger o solo favorece as nascentes d'água

Conforme proposta da diretiva Uso do Solo do Programa Município Verde Azul, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) em parceria com a Agrícola Três Lagoas, Agrícola BPZ e Agrícola Pouso Alegre realizou na quarta-feira, 27 de fevereiro, uma ação de educação ambiental com o tema “Potencialidades e Fragilidades do Uso do Solo”, com participação de dezenas de funcionários das empresas envolvidas.

De início, os participantes puderam acompanhar uma palestra introdutória sobre o tema, sendo que foi possível compreender o contexto sobre a formação natural do solo, práticas conservacionistas como por exemplo: curvas de nível para drenagem, terraceamento, prática da agrofloresta, adubação verde, exploração minerária, compostagem, rotação de culturas, entre outras. Também foi falado sobre as fragilidades causadas muitas vezes por ações humanas, como erosões, assoreamentos, desertificações, desmatamentos, deslizamento de encostas, ocupação irregular, queimadas, uso de agrotóxicos, disposição irregular de resíduos e lixões. A preservação das nascentes e matas ciliares também foi enfatizada, uma vez que dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água.

Na parte prática foi realizada uma visita a campo, onde todos puderam perceber algumas boas ações adotadas pela empresa, como rotação de culturas (cana-de-açúcar/soja), adubação verde com palha da cana, e ações de reflorestamento com plantação de árvores nativas, que além de proteger o solo favorece as nascentes (produção de água) e a biodiversidade de flora e fauna.

A ação foi realizada pelo interlocutor do PMVA, Helton Damacena, e por Suellen Pinheiro Rodrigues, da Agrícola Três Lagoas. A ação também será apresentada em relatório ao Programa Município Verde Azul. Escolas e empresas também podem participar da ação que enaltece a importância do solo.