Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Gestão Ambiental Pública e Participativa é tema de palestra
29/01/2019 15h32

Gestão Ambiental Pública e Participativa é tema de palestra

Palestra foi realizada no Teatro Municipal de Macatuba

Nos dias 23 e 24 de janeiro, às 8h e às 14h, no Teatro Municipal “Renata Lycia dos Santos Ludovico”, Macatuba, aconteceu a 11ª SIPATR (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho Rural) do CEA (Centro Empresarial Agrícola), da qual participaram cerca de 200 funcionários das empresas Agrícola Três Lagoas, BPZ e Agrícola Pouso Alegre, organizadoras do evento.

O educador ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lençóis Paulista, Helton Damacena de Souza, apresentou quatro palestras sobre “Gestão Ambiental Pública e Participativa”, abordando as dez diretivas do Programa Município Verde Azul e suas temáticas de educação ambiental, com objetivo de convidar a população a participação direta nas questões ambientais do dia a dia.

Diretivas e suas temáticas: 1º Município Sustentável – Uso de energias renováveis, produção sustentável de alimentos e habitação sustentável; 2º Estrutura e Educação Ambiental – Programa e Centros de Educação Ambiental do município, além de serviços e estrutura da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente; 3º Conselho Ambiental – Funcionamento do COMDEMA; 4º Biodiversidade – Guarda responsável de cães e gatos, Salvaguarda da biodiversidade (fauna Silvestre), ações de preservação de vegetação nativa e reflorestamento; 5º Gestão das Águas – Foco em proteção de nascentes e uso racional da água; 6º Qualidade do Ar – Foco em prevenção de queimadas urbanas; 7º Uso do Solo – Fragilidades e potencialidades do uso do solo; 8º Arborização Urbana – Gestão participativa; 9º Esgoto Tratado – Tornar pública a existência e funcionamento da ETE; 10º Mobilização para a coleta seletiva, compostagem e logística reversa.

Dos participantes da SIPATR, a maioria era moradores de Lençóis Paulista, o que foi uma oportunidade muito importante para que todos pudessem conhecer melhor o funcionamento dos serviços de utilidade pública do município, em relação ao meio ambiente, com os mais diversos temas apresentados. A ação vale como ferramenta de comunicação ambiental para apresentar nos relatórios do Programa Município Verde Azul – ciclo 2019.