Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recolhe pneus inservíveis
25/01/2019 16h20

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente recolhe pneus inservíveis

Os interessados no descarte do material devem fazer contato com o escritório da SAMA

Na sexta-feira, 25 de janeiro de 2019, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou mais uma coleta de pneus inservíveis na cidade, ação que atende especialmente as borracharias, que geram grandes volumes de pneus usados. A coleta faz parte de um convênio entre o município e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Na ação foram destinados cerca de 600 unidades de pneus inservíveis de caminhão (pneus grandes) e pneus de carros/moto (pneus pequenos).

Esse trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) é permanente. Os borracheiros e munícipes interessados no descarte do material devem fazer contato com o escritório da Secretaria, com os dados da empresa, no caso de pessoa jurídica; e no caso de pessoa física com documentos pessoais para fazer, ou atualizar, cadastro e gerar autorização para descarte, informando a quantidade e tamanho dos pneus. Com a documentação pronta, os pneus são destinados para a Usina de Reciclagem de Lençóis Paulista.

Além de evitar danos ao Meio Ambiente pelo descarte direto, já que o material leva cerca de 600 anos para se decompor, e evitar que se torne criadouro de mosquitos transmissores de doenças, o município com essa ação tem conseguido cumprir a determinação do sistema de logística reversa de pneus para a reciclagem, conforme Lei 12305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e Resolução nº141/2018 do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Lençóis Paulista).

Todo material coletado é destinado para a Reciclanip, recicladora de pneus de São Paulo. Essa é mais uma ação apresentada em relatório para o Programa Município Verde Azul como pró-atividade da diretiva Resíduos Sólidos.